EM TODO O ESTADO
19 de janeiro de 2019

Mais de 485 mil estudantes retomam às aulas na rede pública

O ano letivo na rede pública estadual começa nesta segunda-feira, dia 21, para mais de 485 mil estudantes, distribuídos pelas 1.044 escolas em Goiás. Para dar as boas-vindas aos alunos, a secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) Fátima Gavioli visitará três unidades escolares ao longo do dia, inclusive entregando utensílio de merenda escolar em uma delas.

A primeira parada será no município de Ouro Verde. A partir das 7h30, a secretária visita o Colégio Estadual Roque Romeu Ramos. A unidade atende cerca de 270 alunos, matriculados do 8º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

Às 13h30, a visita será no Centro de Ensino de Período Integral (Cepi) Cecília Meireles, em Aparecida de Goiânia. Além de recepcionar os 390 alunos do Ensino Médio para o primeiro dia de aula, a secretária vai entregar um balcão térmico para a escola, que funciona em regime de tempo integral.

O balcão térmico será utilizado na distribuição das refeições – são três por dia. Além de oferecer autonomia ao aluno especialmente na hora do almoço, já que ele poderá servir o próprio prato, o utensílio mantém a temperatura ideal dos alimentos. A Seduce, por meio da Gerência de Merenda Escolar, adquiriu 200 balcões térmicos que serão entregues a todos os Cepis ainda no primeiro semestre.

Por fim, às 19h30 a parada será no Colégio Estadual Jardim América, em Goiânia. A expectativa é que a unidade escolar atenda a 1,3 mil alunos neste ano, sendo: Ensino Médio no período matutino; Ensinos Fundamental e Médio no vespertino; e Educação de Jovens e Adultos (EJA) no noturno.

Transporte escolar

Durante o tour pelas três escolas, a secretária Fátima Gavioli fará a entrega efetiva de 73 ônibus do transporte escolar a 60 municípios parceiros. Eles fazem parte do lote de 99 veículos que chegaram a ser anunciados pelo governo anterior, mas não foram entregues.

Desde que assumiu a Seduce, Fátima tem se empenhado para acelerar os trâmites burocráticos a fim de que os ônibus cheguem aos municípios, beneficiando centenas de estudantes, especialmente moradores de áreas rurais. Os 60 municípios que já realizaram o recolhimento da taxa de licenciamento receberão os veículos neste início de ano letivo. Os outros 26 ônibus serão entregues tão logo a documentação esteja em dia.

Os ônibus possuem comprimento de 7 metros, capacidade para 23 (vinte e três) passageiros adultos sentados ou 29 (vinte e nove) estudantes sentados, mais o condutor. Todos são preparados para embarque e desembarque de estudante com deficiência, ou com mobilidade reduzida.

Calendário escolar

O calendário das escolas públicas estaduais para este ano prevê 203 dias letivos, sendo 107 no primeiro semestre e 96 no segundo. O início das aulas no dia 21 de janeiro e o término no dia 18 de dezembro. O primeiro semestre se encerrará no dia 28 de junho e o segundo semestre iniciará no dia 1º de agosto.