Governador alcança marca de 250 mil seguidores no Facebook
Apontado como político de Goiás mais influente nas redes sociais, o governador Marconi Perillo atingiu na quinta-feira (3), uma marca significativa: 250 mil seguidores no Facebook. Não é coincidência o fato de o governador ter chegado aos 250 mil no momento em que ele leva obras e benefícios do programa Goiás na Frente aos municípios: a quantidade de interações em sua página cresceu com vídeos, fotos e notícias exclusivas que Marconi posta quase em tempo real, entre um evento e outro.
Depois de uma rápida olhada nas redes sociais do governador, constata-se que o Goiás na Frente está ajudando não só a contornar gargalos de infraestrutura, saúde, educação e segurança no Estado, mas serve também de pretexto para o governador se familiarizar com a rotina de postagens. Além de mostrar o lado mais humano de Marconi, a internet contribui para dar mais transparência ao seu trabalho. É ampla a divulgação da agenda administrativa e de notícias de interesse público. Já são mais de 150 cidades visitadas.
Nas redes sociais, o governador divulga não apenas o depoimento de pessoas que requisitam obras para as comunidades onde vivem, mas também testemunhos de gratidão por parte de famílias cujas vidas mudaram graças a benefícios, projetos ou obras do governo. É o caso, por exemplo, de Isaura de Freitas, de Itapuranga, que no dia 26 de julho deste ano levou Marconi às lágrimas ao dizer que a vida do seu filho havia sido recuperada graças à internação no Centro de Recuperação de Dependentes Químicos (Credeq).
Mais influente
A influência de um político nas redes sociais mede-se não apenas pela quantidade de seguidores que ele tem, mas também pela interação e engajamento que os seus posts provocam. Levando-se em conta estes três fatores, a Eureka Comunicação realizou um levantamento com dados do Scup, Tweet Rank e Socialbakers Analytics que colocou o governador Marconi Perillo como político mais influente de Goiás, seguido pelo deputado federal Delegado Waldir e pelo senador Ronaldo Caiado.
O ranking é elaborado de acordo com três critérios: interação, alcance e engajamento. A soma deles (que pode ir de um a 11) resulta no índice “influência”. Marconi anotou 8 em interações, sete em alcance e nove em engajamento (24 em influência). Waldir registrou nota oito em interação, oito em alcance e sete em engajamento (influência 23). Caiado, o terceiro colocado, alcançou oito, sete e sete respectivamente (chegando a 22 pontos de influência). Na sequência do ranking estão, pela ordem, o deputado federal Thiago Peixoto (influência 20), o deputado estadual Major Araújo (influência 19), o vereador Jorge Kajuru (influência 19), o deputado federal Daniel Vilela (18), o vice-governador José Eliton (18), o prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal (16) e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende (15).
O ranqueamento analisou plataformas no Facebook e Twitter entre os dias 30 de junho e 30 de julho de 2017. O monitoramento e a metodologia ficaram a cargo da Bula Compass. O estudo define interações como curtidas, comentários, compartilhamentos e retweets. “Alcance” são as interações divididas pelo número de postagens durante o período analisado. E engajamento é o numero de interações divididas pelo número de postagens durante o período analisado.