Aluno do Colégio da PM de Formosa é destaque em reportagem do Domingo Espetacular
Reportagem do programa Domingo Espetacular, da Rede Record, veiculada no domingo (11), mostrou ser bastante comum celulares e computadores invadidos e até transformados em espiões. Equipe conversou com jovens, conhecidos como hackers do bem, que são especialistas em prevenir e responder aos ataques virtuais.
Entre os entrevistados está Daniel Nascimento, de 28 anos, um hacker que foi do mal durante um bom tempo e, do seu quarto, comandava invasões a bancos e sites de grandes empresas. Inclusive, chegou a ser considerado o maior hacker brasileiro. Mas, agora, usa seus conhecimentos de outra forma, Daniel explicou como é fácil encontrar os dados de uma pessoa comum na internet e, também, deu dicas para se proteger.
Outro exemplo de hacker do bem é o estudante Luiz Gustavo, do Colégio da Polícia Militar do Estado de Goiás Domingos de Oliveira, da cidade de Formosa, interior de Goiás. Ele tem apenas 15 anos e é um dos alunos destaques do CPMG, especialista em combates de ataques dos hackers do mal.
Tudo que sabe sobre tecnologia aprendeu sozinho, com livros nacionais e estrangeiros. Ele contou que iniciou seu aprendizado há dois anos, após seu computador ter sofrido um ataque de hacker do mal e ter perdido todos seus dados da máquina: “Vamos tentar nos defender, porque o melhor ataque é a defesa”, concluiu, tornando-se a partir de então um ícone sobre o assunto.