Pacientes de Barro Alto recebem próteses e ganham o direito de andar com dignidade
A idosa Luzia Cardoso da Silva Nunes Amâncio, com o pé esquerdo amputado, precisava de ajuda para as mais tarefas mais simples como ir ao banheiro.
Ela é uma das 14 pessoas do município de Barro Alto que estão tendo a vida transformada, ganhando próteses e órteses, para se locomoverem por conta própria e ter a sua independência.
“Agora vou poder cuidar das minhas coisas, sem estar numa cadeira de rodas. É uma alegria conseguir trabalhar, ter dignidade. Agradeço a Deus e ao prefeito por conseguirem esse benefício”, disse Luzia.
PARCERIA COM O CRER E O MINISTÉRIO DA SAÚDE
Na quarta-feira (6), elas foram atendidas, de forma gratuita, em Goianésia, na Oficina Ortopédica Itinerante, promovidos através do programa “Viver Sem Limites”, do Ministério da Saúde, em parceria com o Crer e com a prefeitura de Barro Alto, por meio da secretaria de Saúde.
“Estamos promovendo também dignidade e independência para pessoas que nunca tiveram acesso a esse tipo de serviço. É uma satisfação muito grande poder levar, por exemplo, um calçado ortopédico para uma pessoa que não usa sapato por não achar um que sirva no pé devido a alguma deformidade”, destaca o prefeito Luciano Lucena (PSDB).
DIGNIDADE PARA AS PESSOAS
O trabalho da Oficina Itinerante é feito em duas frentes: com base no Centro de Reabilitação de Goianésia e a bordo de um caminhão adaptado para a produção de órteses, próteses, coletes ortopédicos, palmilhas, calçados para pés neuropáticos, confecção de adaptações, ajustes e alguns consertos em dispositivos ortopédicos já utilizados pela população.
O gestor da secretaria da Saúde, Absalão Cipriano e a coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF), Elyonara Lemos, acompanharam os pacientes, que foram buscados e deixados em casa pela equipe da prefeitura.