EM ITABERAÍ
14 de junho de 2017

Idoso de 93 anos vai receber pensão por morte de esposa

Sem condições físicas e financeiras de ir ao fórum de Itaberaí, Vicente Romão da Silva, de 93 anos, contou com a ajuda da equipe do Programa Acelerar – Núcleo Previdenciário que foi até sua casa buscá-lo para comparecer a audiência presidida pelo juiz Gustavo Braga Carvalho.

Sem andar e com dificuldades de ouvir e falar, a audiência do idoso durou cerca de 10 minutos. Ela aconteceu justamento para que o seu Vicente fosse embora o quanto antes. “Ainda bem que vocês foram lá porque a gente ia perder. Era impossível a gente vir aqui”, afirmou a filha Geralda de Souza Silva Vicente, de 58 anos. Ela é quem cuida do pai. Além dele, a mulher cuida do marido que faz hemodiálise e de uma filha adotiva de 42 anos que tem problemas mentais.

“Minha vida é cuidar deles. Meu pai, a cada dia, está pior de saúde. Ele depende de mim para tudo e se eu sair de perto dele ele começa a gritar”, desabafou. Vicente tem graves problemas de saúde, diabetes e asmas, e teve que fazer cirurgia na perna direita e por isso não anda. Além disso, há 25 anos, ele sofreu um acidente de carro e bateu a cabeça. “A cabeça dele rachou. Ele usa platina na cabeça e o médico disse que com o passar da idade ele iria piorar”, contou.

Em virtude dos problemas de saúde, o juiz Gustavo Braga Carvalho julgou procedente o pedido e condenou o Instituto Nacional do Seguro Social (Inss) a conceder a pensão por morte da esposa de Vicente. Para o magistrado, o lado humano do programa deve ser ressaltado. “Esse é o principal aspecto do programa que deve ser levado em consideração e não apenas os números e valores. Conseguir dar uma reposta a essas pessoas, em sua maioria idosas e deficientes, do direito que elas pleiteiam é muito importante”, salientou.