ATENDE CERCA DE 360 CRIANÇAS E ADOLESCENTES
18 de abril de 2019

Apac completa 13 anos de incentivo à arte, cultura e cidadania em Barro Alto

Com projetos que atendem a cerca de 360 crianças e adolescentes, a Associação dos Parceiros da Arte Cultural de Barro Alto (Apac) completa no dia 26 de abril treze anos de existência, oferecendo diversas atividades e ensino voltados à cultura, arte, esporte com foco no desenvolvimento social.

A instituição conta com diversos parceiros, sendo o principal deles a mineradora Anglo American.

Alveny Leão, presidente da entidade, conta que a Apac foi fundada em 2006, e mesmo com uma história de crescimento, enfrenta desafios. “Nossa maior dificuldade é a aprovação anual dos nossos projetos. Não é fácil, mas estamos conseguindo e crescendo”.

BATUQUEIRA

Desde 2007 a instituição realiza o Projeto “Banda de Percussão Batuqueira”, aprovado pelo Ministério da Cultura, com o patrocínio da Anglo American. O projeto atende a 120 crianças com as modalidades de percussão, viola, violão e dança. Os alunos também participam de desfiles e eventos da comunidade.

BOLA NA REDE

Outro grande projeto é o “Bola na Rede”, patrocinado pela Anglo American, que oferece às crianças e adolescentes futebol e futsal, com participação em intercâmbios e campeonatos nos municípios arredores. Os espaços, dentre eles estádios e campos de futebol, são oferecidos pelo município.

Cerca de 140 crianças de três a 12 anos participam do balé, e nos demais projetos participam crianças de 9 a 17 anos, que contam com professores de várias modalidades, psicólogos e assistentes sociais que acompanham as crianças e suas famílias.

ESTRUTURA EM BARRO ALTO E SOUZALÂNDIA

A Apac conta com duas sedes, uma em Barro Alto e outra em Souzalândia. “Oferecemos a eles todos os instrumentos que necessitam, além do uniforme e o lanche”, disse Alveny. Uma vez por semestre é realizada avaliação diagnóstica com as escolas para identificar a realidade de cada aluno

“Temos alunos de todas as escolas, que nos fornecem informações da situação escolar dos alunos atendidos pela Apac. Depois disso, montamos toda a planilha de ações a partir do resultado da avaliação recebida pela escola, e tentamos ajudar a criança de todas as maneiras, no campo familiar e educacional”, conta Alveny.

FERRAMENTA SOCIAL

Além do engajamento no esporte, cultura e arte, a Apac é um grande instrumento social para tirar as crianças do caminho das drogas e da violência. “É uma das nossas principais preocupações e contamos com profissionais capacitados para fornecer o apoio ao aluno e comunidade”, disse a presidente.

Ela destaca o apoio dos parceiros. “A Anglo American nos ajuda a sustentar os bons projetos no município de Barro Alto. Outra instituição é a Cooperativa de Transporte de Barro Alto (CTBA), uma grande parceira que sempre se faz presente. A prefeitura e Câmara Municipal também oferecem apoio, além da comunidade de Barro Alto que é muito solidária”, conclui.