Professores da rede estadual estimulam o aprendizado com o uso de histórias em quadrinhos
Aprender brincando. Essa é a estratégia de um grupo de professores da rede pública de Goiás, que tem usado a linguagem da história em quadrinhos em sala de aula para motivar os alunos a buscar conhecimento. A metodologia faz sucesso entre os estudantes e ajuda a despertar novos talentos.
No Colégio Estadual Deputado José Luciano, em Goiânia, o professor de matemática Clodoaldo Gomes de Oliveira resolveu ensinar sua disciplina de uma forma diferente. Há dois anos, ele propôs aos alunos do 1º ano do Ensino Médio que fizessem histórias em quadrinhos sobre o uso da matemática no dia-a-dia. O resultado surpreendeu o docente, que resolveu adotar a metodologia também nas outras turmas.
“É uma atividade interdisciplinar que tem o objetivo de despertar o interesse do aluno, para que ele perceba que a matemática está contida em qualquer lugar, em tudo o que a gente faz e que não é um bicho de sete cabeças”, explica o professor que está há seis anos na rede estadual de Goiás.
Clodoaldo ressalta que o estudante aprende mais quando se envolve em algum trabalho, pois fica mais motivado e criativo. Além de estimular o interesse dos alunos pela disciplina, o professor conta que descobriu muitos artistas em sua sala de aula. “Há alunos com talento incrível para o desenho, mas com dificuldades em matemática. Os estudantes têm muita inteligência, cada um de uma forma diferenciada, e me surpreendem a cada dia com algo que traz inovação para eles”, comemora.
Um desses estudantes é Gustavo Rodrigues Aires, que hoje está no 3º ano do Ensino Médio, mas que há dois anos produziu um gibi que impressionou e emocionou o professor pela história criada e qualidade dos desenhos. Nos quadrinhos, Gustavo fez de Clodoaldo um super herói. “O desenho dele é tão bem feito. Fiquei muito surpreso com a criatividade. Descobri um ótimo desenhista, um novo talento”, comemora.