SEGURANÇA PÚBLICA
14 de outubro de 2019

Vigilante Temporário é flagrado repassando celulares e facas para detentos em Goianésia

Um Vigilante Penitenciário Temporário (VPT), plantonista na Unidade Prisional (UP) de Goianésia, pertencente à 7ª Coordenação Regional Prisional da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (Dgap), é suspeito de repassar seis celulares, duas facas , 21 chips telefônicos, uma porção de substância análoga à cocaína, duas partes de uma segueta, broca para perfuração manual e cola branca. Todo o material seria entregue para os detentos do presídio. O flagrante ocorreu na manhã deste domingo, dia 13, no instante em que o servidor chegou ao local para iniciar o plantão.

De acordo com o diretor interino da UP, Marcel Vinícius, o vigilante de 24 anos, que há 10 meses trabalha no presídio, demonstrou atitudes suspeitas o que motivou uma investigação e monitoração interna. “Ele foi abordado quando chegou à unidade. Instante em que foi convidado a comparecer à supervisão de segurança para procedimentos de revista”, disse o diretor. “Mediante o convite, ele tentou burlar a convocação e se deslocou para o alojamento com o intuito de se desfazer dos ilícitos. Mas, assim que ele correu para o alojamento, outro servidor já o seguiu confirmando as suspeitas”, completa ele.

Para o Diretor- Geral de Administração Penitenciária, Coronel Urzeda, “o rigor na segurança penitenciária é um dos pilares da administração penitenciária e para a garantia dessa máxima, os esforços não estão sendo poupado. O flagrante comprova determinados para esta gestão pelo Governo do Estado”, afirma. O Diretor-Geral determinou o imediato distrato do contrato temporário do servidor flagrado.

Diante dos fatos, o então servidor foi conduzido à Delegacia de Polícia da cidade para as devidas providências. A apuração também ocorrerá internamente por procedimentos administrativos e a, posterior, Aplicacao das sanções disciplinares aos possíveis destinatários, na forma da lei.