Governo de Goiás cria central para atendimento da Covid-19 por telefone ou chat online
O Governo de Goiás, por meio das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), desenvolveu um serviço de atendimento, via telefone ou chat online, para pessoas que apresentam sintomas da Covid-19, a doença provocada pelo vírus Sars-Cov-2. Trata-se da Central de Orientações (CORI), que atenderá a população por meio do número 3201-9300 ou pelo chatbot Vitória, que utiliza inteligência artificial e está disponível no hotsite www.saude.go.gov.br/coronavirus.
Os atendimentos serão prestados por uma equipe composta por profissionais de saúde, devidamente capacitados, de diferentes setores da SES-GO, das 7h às 19h, todos os dias da semana. O objetivo da Central por telefone ou pelo chatbot Vitória é evitar que as pessoas se desloquem sem a devida necessidade até as unidades de saúde, possibilitando, portanto, que a população tire suas dúvidas sem sair de casa, por meio da CORI.
De acordo com a avaliação individual de cada caso, os profissionais da Central irão orientar se o cidadão deve ficar em casa, para monitoramento ou consulta via telemedicina, ou se deve procurar a unidade de saúde mais próxima do seu local de residência para atendimento presencial.
A equipe da CORI é composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, assistentes sociais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros. O gerente da CORI, Fabrício Pereira Montes, informa que, ao estruturar o serviço, o Governo de Goiás estabeleceu três níveis de assistência para a população e um atendimento de saúde mental direcionado para trabalhadores da saúde que atendem casos de Covid-19.