Comarca de Goianésia ganha nova unidade judiciária
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) instalou, na terça-feira (8), a 2ª Vara Cível e Ambiental da comarca de Goianésia. A solenidade ocorreu no Fórum local e contou com a presença de magistrados, autoridades locais e regionais, além de servidores e comunidade em geral. Atualmente, tramitam cerca de 23 mil processos na comarca, que tem como distrito judiciário o município de Vila Propício.
Representando o presidente do TJGO, o desembargador Itaney Francisco Campos falou da satisfação em participar de uma importante solenidade como esta em Goianésia, uma cidade que ele tem vínculos. Além, segundo ele, da importância em estar em um momento tão especial para a cidade. “Mais uma etapa está sendo realizada pela Justiça. É uma honra estar aqui também representando o desembargador-presidente nesta cidade que tenho fortes laços”, lembrou o desembargador.
A diretora do Foro local, juíza Lorena Cristina Aragão Rosa, agradeceu todas as pessoas que se engajaram para a concretização da instalação da nova unidade judiciária. Ela fez referência à atual gestão e falou da demanda processual crescente de processos. “Nosso volume processual aumenta a cada dia. Agradeço a atual gestão do TJGO, que foi sensível aos nossos anseios. Essa nova vara vai proporcionar uma prestação jurisdicional mais célere, mais eficaz e, consequentemente, mais justa”, frisou.
A juíza Ana Paula de Lima Castro, que ficará responsável pela nova vara, também agradeceu o empenho dos envolvidos para a concretização do que ela chamou de ‘sonho’. “A luta por essa nova unidade começou há mais de um ano. No entanto, o TJGO viu a necessidade e nos atendeu. A comarca de Goianésia tem um volume processual muito grande”, destacou, ao citar que no último ano entraram em torno de 3,5 mil novas ações.
O presidente da OAB local, Uigvan Peira Duarte Filho, afirmou que a instalação na 2ª Vara Cível e Ambiental na comarca é uma vitória do jurisdicionado, dos magistrados, da advocacia, dos servidores. “Acredito que todos são vencedores. Não tenho dúvida que o trâmite processual e a celeridade serão os benefícios imediatos da instalação da nova unidade judiciária. Somos privilegiados por termos um Poder Judiciário tão atuante”, destacou. “A advocacia de Goianésia agradece ao TJGO por mais essa conquista”, completou.
Para o prefeito Renato de Castro (MDB) a relação harmoniosa entre os poderes é fundamental para novas conquistas. A promotora Márcia Cristina Peres também falou da importância da nova vara da comarca. “Estou aqui há muitos anos e posso afirmar que o número processual aumenta consideravelmente a cada dia”, disse a promotora, ao agradecer o Poder Judiciário pela iniciativa.