Anglo American está entre as 100 empresas mais abertas à inovação no Brasil
Pela quarta vez consecutiva, a Anglo American está entre as 100 empresas que mais investem em inovação aberta com startups no país. O Ranking TOP 100 Open Corps 2023 colocou a empresa entre as dez que mais acreditam na inovação na categoria Mineração e Metais. O resultado foi divulgado na noite da última quarta-feira (18/10) em um evento realizado no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro (RJ).
Siham Hassan, diretora de TI das Américas da Anglo American, esteve presente no anúncio. “É uma honra representar a Anglo American, uma das empresas mais abertas à Inovação, no Ranking TOP 100 Open Corps 2023. Esta quarta premiação consecutiva reflete nossa atuação em inovação aberta em conjunto com o ecossistema de startups e hubs de inovação.”
Mais um ano de conquistas
Desde o início de 2023, a Anglo American vem conquistando diversas premiações ligadas a iniciativas em várias frentes de atuação do negócio.
Neste mês de outubro, a Anglo American conquistou o primeiro lugar na categoria Métodos Ágeis no Grande Encontro UBQ 2023 – Equipes de Alta Performance, evento realizado em Belo Horizonte/MG, com cerca de 700 pessoas presentes, de diversas empresas e segmentos. O projeto vencedor foi o Legal Brain, uma inciativa da mineradora para mitigação de passivos financeiros em processos trabalhistas. O encontro é realizado anualmente pela UBQ (União Brasileira da Qualidade) com o objetivo de proporcionar destaque e reconhecimento às melhores práticas de melhoria e inovação implementadas pelas organizações brasileiras.
Em setembro, a mineradora foi escolhida como uma das Empresas do Ano do Setor Mineral 2023, na categoria Inovação e Tecnologia. A premiação, promovida pela Revista Brasil Mineral, é realizada há quatro décadas e representa o principal reconhecimento público às empresas que atuam no setor mineral brasileiro.
Também em setembro, a diretora de TI Américas da Anglo American, Siham Hassan, foi eleita Executiva de TI 2023 – CIOs, categoria Siderurgia, metalurgia e mineração. A premiação, realizada pela IT Mídia desde 2001, ocorreu durante a abertura do IT Forum Salvador e tem como objetivo reconhecer os C-levels que lideraram os projetos mais inovadores, disruptivos e com os melhores resultados para as companhias na área de tecnologia ao longo do último ano.
Em agosto, a empresa conquistou a 2ª colocação do setor mineral e a 100ª posição geral entre as 1.000 maiores companhias do Brasil no anuário Valor 1.000. O ranking é uma publicação promovida pelo jornal Valor Econômico, Serasa Experian e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre os critérios de escolha, são usados indicadores contábeis, como receita líquida, margem Ebitda e rentabilidade do patrimônio, além de dados ligados a práticas em ESG, que representam sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa.
No mês de julho, a diretora Jurídica da Anglo American no Brasil, Carolina Lobato, foi reconhecida internacionalmente pela Association of Corporate Counsel (ACC), entidade profissional que atende aos interesses comerciais de advogados que atuam nos departamentos jurídicos do setor privado em todo o mundo. Lobato entrou na lista “ACC Top 10 30-Somethings 2023”, que pode ser traduzida como os top 10 advogados corporativos da ACC na faixa dos 30 anos. O reconhecimento se deu pelo trabalho realizado na Anglo American, com destaques em gestão do contencioso trabalhista, gestão de riscos, além de parcerias com o compliance na realização de avaliações de requisitos legais nas minas.
A empresa também foi reconhecida por seus esforços por mais diversidade no ambiente de trabalho. Em junho, a mineradora foi destaque na categoria prata setorial mineração, em diversidade, equidade e inclusão. O reconhecimento foi feito pelo Instituto Ethos, o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, o Fórum de Empresas e Direitos LGBT+, o Movimento Mulher 360, a Rede Empresarial de Inclusão Social e a Época Negócios. A conquista da medalha de prata é um reconhecimento às iniciativas e práticas adotadas pela empresa na inclusão de pessoas com deficiência, na promoção da equidade de gênero, equidade racial, dos direitos LGBT+ e da equidade geracional.
No âmbito da sustentabilidade, a Anglo American conquistou, em março, o Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente & Sustentabilidade na categoria melhor exemplo de empresa parceira em reconhecimento à produção e lançamento do livro Biodiversidade no Espinhaço Meridional: Biomas e Áreas Protegidas. A 13ª edição da premiação buscou reconhecer e divulgar os melhores projetos, cases e ações, bem como destacar corporações, governos, ONGs, cidadãos e personalidades que mais se dedicam à causa da proteção ambiental. O livro premiado reúne textos e fotos que apresentam a rica biodiversidade do Espinhaço Meridional, começando por informações gerais desse patrimônio natural, passando por seus biomas, até chegar às áreas protegidas pela Anglo American na Serra do Espinhaço, região onde a empresa opera o empreendimento Minas-Rio. A publicação foi uma realização da Anglo American, com produção executiva da Nitro Histórias Visuais e produção técnica da Agroflor Engenharia e Meio Ambiente.
Ainda em sustentabilidade, a Anglo American recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), também em março deste ano, o reconhecimento de um projeto de recuperação de nascentes localizadas na cabeceira do Rio Santo Antônio, no município de Conceição do Mato Dentro, região Central de Minas Gerais. Com esse destaque, a iniciativa, que é realizada em parceria com o Instituto Espinhaço, será incluída como projeto demonstrativo de Ecohidrologia e poderá ser acessada por diversos parceiros da Unesco em todo o mundo. O projeto está recuperando 23 nascentes degradadas na cabeceira do Rio Santo Antônio, importante curso de água do estado que pertence à bacia do Rio Doce, além de cerca de 8 mil metros lineares de Áreas de Preservação Permanente (APPs). Em parceria com o Instituto Espinhaço e apoio de proprietários rurais, a ação inclui cercamento de terrenos, plantio de mudas nativas e monitoramento da vegetação para assegurar a recuperação das áreas. O projeto prevê ainda o desenvolvimento de uma rede para engajar lideranças locais e treinamentos de educação ambiental, que visam incentivar atividades espontâneas favoráveis ao meio ambiente.
Com o projeto de Nova Governança Trabalhista, a empresa conquistou o Prêmio de Melhores Práticas na Gestão de Departamentos Jurídicos, pelo instituto Intelijur. A Anglo American foi a primeira empresa do setor de mineração no Brasil a receber este reconhecimento. O projeto Nova Governança Trabalhista tem o objetivo de estabelecer maior integração e colaboração conjunta das áreas Jurídica e de Recursos Humanos.