HISTÓRIA DE VIDA
3 de maio de 2022

Dr. Marcos Vinícius: história de superação na vida, na medicina e na política

O médico e político Dr. Marcos Vinícius Nunes da Silva é um fenômeno. É o tipo de pessoa que a vida impôs uma grande provação e ele respondeu com superação. Com uma superação de gigante. Algo para os raros.

Na medicina brasileira ele é dono de uma marca que nunca lhe será tirada: ele foi o primeiro tetraplégico a se formar em Medicina no Brasil. Em 2008, quando estava no quarto ano do curso, sofreu um acidente automobilístico em Porto Velho (RO), onde morava, e viu sua vida virar do avesso. Marcos Vinícius sofreu uma lesão cervical nas vértebras C3, C4 e C5. Percebeu na hora que estava tetraplégico. “Deixei de ser estudante de Medicina para ser paciente”. Foram 11 meses de recuperação motora após a cirurgia. Mas sua tetraplegia parcial não o impediu de se formar e atuar na área.

Mais que isso: ser destaque na área. Montou, em Goianésia, a Clínica Popular São Marcos há seis anos e atendeu mais de 30 mil pessoas no período, sendo mais de 6 mil totalmente de graça. As outras pagaram preço bem abaixo do valor de mercado. “Faço medicina por amor”, é seu lema.

FENÔMENO NA POLÍTICA TAMBÉM

Na política, Dr. Marcos Vinícius também é um fenômeno. É vereador pela segunda vez em Goianésia. Desta vez, assumiu a vaga, após ter ficado como suplente em uma eleição atípica “Por causa da pandemia não saí para a rua para fazer campanha. Fiquei focado na medicina e tomando todos os cuidados possíveis. Mesmo assim ainda tirei 546 votos”, afirma.

Ele disputou três eleições. Conseguiu a absurda marca de 21.764 votos, se somar as três campanhas. Na primeira, para vereador, teve 2.536 votos, a maior votação para vereador da história de Goianésia. Isso em 2016. Dois anos depois, foi candidato a deputado federal e recebeu 10.223 votos em Goianésia: a maior votação que um candidato a deputado federal recebeu na história da cidade. Em todo o estado conquistou o voto de 18.682 eleitores. Isso sem gastar dinheiro e sem ter grande estrutura política. Na terceira campanha, como ele explicou, teve 546 votos, mas sem sair de casa para pedir voto. “O povo de Goianésia confia no meu trabalho, como médico e como parlamentar. Fico feliz e sinto que tenho uma responsabilidade e zelo por ela”, afirma.

SUPORTE DA MÃE

Dr. Marcos Vinícius tem na mãe, Maria Aparecida Nunes da Silva, sua grande parceira em todas as lutas. “Quando eu estava no hospital, me recuperando do acidente, só pensava em duas coisas: na minha família e em voltar para a faculdade e terminar o curso de Medicina. Concluiria nem que tivesse que escrever com a boca em vez das mãos”, relata. “Quando minha mãe entrou na UTI, perguntei se ela iria para a sala de aula comigo, para fazer minhas anotações, se fosse preciso. Ela disse que sim, que estava comigo”.

Não foi preciso esse sacrifício, mas ali Marcos Vinícius viu que podia contar com sua família para tudo e que não iria abrir mão do sonho de ser médico.

Ficou 11 meses no Hospital Sara Kubistchek, em Brasília, trabalhando a recuperação motora. Comprou caderno de caligrafia, para reaprender a escrever. “Amarrava a caneta dos dedos e ia treinando até machucar a mão”, conta.

Para quem olha e acha que sua maior vitória até agora foi nas urnas, sendo o mais votado da história de Goianésia para a Câmara, se engana. “Minha maior vitória foi ter me levantado do chão, todo quebrado e me erguido para conquistar o meu sonho de ser médico e ajudar as pessoas. Todos achavam que era impossível. Mas venci o impossível e hoje ninguém mais duvida da minha força de vontade e da minha competência. Apesar de ser deficiente, sou muito eficiente”, finaliza.