Ponte acaba com penosa travessia por balsas do Rio Araguaia
Construída pelo governador Marconi Perillo (PSDB), a Ponte da Amizade Governador Dante de Oliveira, conhecida como Ponte do Cocalinho, inaugurada na sábado (29), acaba com a penosa, demorada e arriscada travessia do Rio Araguaia por meio de balsas. Na inauguração, Marconi disse que a estrutura vai fortalecer a economia da região, porque vai encurtar as distâncias rodoviárias, intensamente utilizadas para o escoamento da produção agroindustrial dos dois Estados, e estimular ainda mais o turismo.
A travessia por balsas entre os dois Estados impunha esperas de mais de uma hora aos turistas, motoristas e produtores. A travessia pelo leito do rio restringia o tráfego a aproximadamente 300 veículos por dia. Com a liberação da ponte, o tráfego deve triplicar, porque, a além do fim do uso das balsas, o trajeto entre os dois Estados, por via rodoviária, é encurtado em 480 quilômetros.
O valor da travessia será reduzido pela metade – dos até então R$ 20,00, em média, pelo uso das balsas, um serviço inteiramente privado – para R$ 10,00 de pedágio, com parte das receitas aplicada nas políticas de preservação do meio ambiente na região do Vale do Araguaia e, portanto, com retorno para o turismo. A concessão será usufruída pelo Consórcio Caminhos do Sol, parceiro privado na construção da Ponte da Amizade Governador Dante de Oliveira.
A Ponte da Amizade Governador Dante de Oliveira recebeu R$ 54 milhões em investimentos, fruto de Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo de Goiás, o Consórcio Caminhos do Sol e apoio do Governo do Mato Grosso. Ao encurtar a distância entre os dois Estados, beneficiando ainda as economias do Tocantins e do Pará, a Ponte da Amizade Governador Dante de Oliveira fortalece o Brasil Central, com destaque para os negócios relacionados ao turismo, ao agronegócio e à indústria.
A Ponte da Amizade Governador Dante de Oliveira vai beneficiar mais de 200 mil habitantes de 36 municípios de Goiás, Mato Grosso e Sul do Pará. Pela ponte está previsto o escoamento de grãos de toda a Região Norte Araguaia, estimada em 7 milhões de toneladas. “A conclusão dessa obra demonstra a preocupação do governador Marconi Perillo com as pessoas, em atender a população”, explicou o titular da Secima, secretário Vilmar Rocha.
O governador Pedro Taques, ao se comprometer a fazer a pavimentação até a Ponte da Amizade Governador Dante de Oliveira, afirmou que “é preciso mostrar ao País que o Brasil precisa do Centro-Oeste, o que só acontecerá com líderes como Marconi Perillo. Nós temos dificuldades, mas eu não choro, eu vendo lenços. Um governador não tem que inventar desculpas, mas trabalhar para melhorar a vida das pessoas”, disse.
“Essa obra representa a integração social e econômica de duas cidades, de dois estados. O próximo passo é pavimentar as rodovias que ligam a ponte a Cocalinho, pelo Mato Grosso; e a São Miguel do Araguaia, do lado goiano. Nosso governo já está trabalhando na licitação dessa obra de 64 quilômetros”, pontuou o vice-governador José Eliton. As obras foram realizadas pela Secretaria de Estado de Cidades, Infraestrutura e Meio Ambiente (Secima), sob a coordenação do titular Vilmar Rocha. “A história dessa região se divide em antes e depois da entrega da Ponte Governador Dante de Oliveira”, disse Vilmar.
Marconi Perillo explicou que o Governo de Goiás, além de construir a ponte, “autorizou, para setembro, a licitação da pavimentação da rodovia” que liga a GO-164 ao Rio Araguaia, na divisa com o Mato Grosso, no município de Cocalinho, investimento superior a R$ 200 milhões. “É uma obra cara, mas fundamental para o desenvolvimento da nossa região”, completou Marconi.
A ponte é o maior vão livre que Goiás já construiu, com 577 metros de comprimento, mais o encabeçamento de 800 metros de aterro do lado goiano, vão central de 150 metros e elevação de 50 metros da linha d’água, o que permitirá a navegação comercial no trecho do Rio Araguaia. A obra foi edificada por meio de Parceria Público Privada (PPP) entre o Consórcio Caminhos do Sol e o Governo de Goiás, totalizando R$ 54 milhões (60% do Governo de Goiás e 40% do consórcio).