SOLIDARIEDADE
29 de março de 2018

Hugol pede doações de sangue no feriado prolongado

Se ficar em Goiânia, uma dica é fazer um ato de solidariedade doando sangue no feriado prolongado. O Banco de Sangue do Hugol – Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira – Governo de Goiás, funcionará normalmente na quinta-feira, dia 29, das 7 às 18h30 e no sábado, dia 31, das 7 às 12 horas. Somente na sexta-feira, dia 30, a unidade não realizará coletas.

De acordo com o hematologista e supervisor da Unidade de Coleta e Transfusão, Adriano Arantes, a ideia é fortalecer a captação de doadores nesses feriados prolongados, visto que o atendimento na unidade de saúde também aumenta durante esses períodos, principalmente a casos de acidentes de trânsito, violências e outros traumas.

Para atender à demanda de 25.780 transfusões de sangue no período de julho de 2015 a dezembro de 2017, o Banco de Sangue do Hugol já recebeu 19.476 doações, graças ao apoio de voluntários que, em um ato solidário, doaram sangue. Apesar dos bons resultados, a demanda é contínua. Pacientes graves, politraumatizados ou acometidos de doenças necessitam de reposição sanguínea, por isso o Hugol mantém o estoque de bolsas dentro de um limite satisfatório para uma assistência segura aos pacientes da unidade de saúde.

Doadores de todos os tipos sanguíneos são necessários para a manutenção dos estoques diários da unidade localizada na Região Noroeste de Goiânia, na Avenida Anhanguera, 14.527, Setor Santos Dumont. A UCT do hospital tem capacidade para atender a 100 doadores por dia e possui um horário especial de funcionamento: todas as semanas, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h30, e no sábado, das 7 às 12 horas, exceto em dias de feriados.

Para passar pela entrevista pré-doação, os requisitos básicos são: apresentar documento com foto válido em todo o território nacional, estar saudável, ter peso acima de 50kg e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, já ser um doador frequente. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para ser doador.