BOA NOTÍCIA
29 de março de 2018

Segurança anuncia queda de 21% no número de roubos de cargas em Goiás

Goiás apresentou queda de 21% no número de roubos de cargas em 2017. O indicador foi apresentado nesta quarta-feira, dia 28, em reunião do Programa de Prevenção, Controle e Repressão a Furto, Roubo, Apropriação Indébita e Receptação de Cargas e Valores (ProCarga). “A integração entre as forças policiais tem sido decisiva para a redução dos indicadores criminais e sucesso deste programa”, afirma o secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Júnior.

A comparação é com 2016. Importante destacar que o número é referente, exclusivamente, aos roubos de cargas e não leva em conta furtos e roubos de objetos ou veículos. O programa tem como principal objetivo empreender ações integradas no sentido de coibir e prevenir crimes, como furto, roubo, apropriação indébita e receptação de cargas em todo o Estado.

Representante da Associação Nacional de Transportes e Logística (NTC), José Roberto Campos Júnior elogiou o programa goiano. “É o sistema que melhor funciona efetivamente no País”, reconheceu.

Por meio do ProCarga, são realizadas análises mensais e anuais de casos que envolvem cargas. Na reunião, ficou acertado que o estudo será disponibilizado às forças policiais para que cada corporação atue na prevenção e repressão desses crimes.

O documento é composto por comparativos por municípios, rodovias, tipos de cargas, dias com maior incidência, faixa horária, tipo de abordagem, restrição de liberdade aos motoristas e tipos de veículos utilizados nos roubos.

Também foi definido que, em breve, será realizado um seminário para empresas que atuam no setor. A medida vai capacitá-las para que também atuem na prevenção desse tipo de crime. “Nossas forças policiais estão atuando juntas e o resultado tem sido bastante significativo”, destacou o superintendente de Inteligência Integrada da SSP, delegado Danilo Fabiano Carvalho.

Diversas autoridades das polícias Civil e Militar participaram da reunião. Também estiveram presentes representantes de entidades de classe e da iniciativa privada.

O programa

Implantado em 2014, o ProCarga goiano é referência nacional, tendo em vista sua grande capacidade de resolução em casos investigados, além de sua eficiência na repressão de crimes que envolvem roubos e furtos de cargas.

Fazem parte do grupo de trabalho permanente do programa Superintendência de Inteligência Integrada da SSP; Polícia Militar, por meio do Estado Maior Estratégico, Comando de Policiamento Rodoviário e Comando de Operações de Divisas; e Polícia Civil, através da Superintendência de Polícia Judiciária, Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas e Delegacia Estadual de Investigações Criminais.