8 de junho de 2017

O tabuleiro da transformação do produto em experiência

Já era o tempo onde uma empresa, tinha produtos exclusivos e com grandes diferenciais de seus concorrentes. O desenvolvimento acelerado da tecnologia, dos softwares, do digital, vem fazendo com que produtos e preços de empresas distintas sejam cada vez mais semelhantes, tornando assim dramaticamente mais fácil o processo da comoditização.

Tal mudança é a razão por qual as companhias vem deixando de lado a competição industrial e focam cada vez mais em oferecer uma experiência positiva, investindo em qualidade para surpreender seu consumidor.

No entanto eles (os clientes) estão cada vez mais acostumados com o imediatismo e assim, as companhias que já começaram a passar por esta transformação estão casas a frente neste importante jogo.

Por mais que achamos que esse papo de experiência seja relativamente novo, já convivemos com ele a bastante tempo (por mais que as vezes nem percebemos).

Por exemplo: Porque preferimos o Banco A do que o Banco B? Mesmo se as taxas do B são bem mais atrativas que a do A? Porque uns preferem o Smartphone X, a outros celulares? Já que na teoria ambos desempenham a mesma função (ligar e carregar apps).

A experiência que algumas empresas e produtos nos oferecem é a chave disso tudo. Ser o líder do mercado quando se fala deste tipo de marketing, é com certeza ter a carta que ganha o jogo da fidelização com o cliente.