Cidades

5ª Conferência Municipal de Saúde de Barro Alto debate propostas de melhorias para o setor

Com o tema “Democracia e Saúde”, a 5ª Conferência Municipal de Saúde de Barro Alto foi realizada na sexta -feira (5). A pauta foi a discussão de propostas de melhorias das políticas para a saúde pública. O evento reuniu usuários do SUS, trabalhadores da saúde, gestores e população em geral que também participaram de palestras.

Segundo o secretário municipal de saúde de Barro Alto, José Luiz, foram definidas metas e propostas que serão enviadas à Conferência Regional. “Foi um momento de debate sobre a saúde, com o principal objetivo de melhorar o atendimento à comunidade. Os profissionais tiveram a oportunidade de debater e ter acesso a novos conhecimentos, para desenvolvermos novas ações de saúde. Todos saímos daqui com o conhecimento enriquecido”, afirmou.

Para o secretário do Conselho Estadual de Saúde Severino Soares da Silva o debate reflete a preocupação necessária com a saúde da comunidade. “As propostas vieram de encontro a esse momento de atenção à conscientização e melhoria da saúde da população, que serve de base para a construção de um bom plano de ação para os próximos quatro anos”.

Ainda segundo Severino Soares, as propostas serão apresentadas em outras conferências. “Não só do município, mas também na 16ª Conferência Nacional. Todas essas propostas passarão por um processo de avaliação na macro conferência, que ocorre no próximo dia 9 de maio, no município de Ceres. A etapa estadual ocorre em junho na capital Goiânia”, explica.

Para a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Barro Alto Nayra Machado a conferência superou as expectativas. “As palestras tiveram conteúdos importantes, com muita participação dos profissionais da saúde. Muitas questões que não tínhamos conhecimento foram debatidas hoje. Foi uma conferência de grande aprendizado”.

Com as temáticas ‘Financiamento do SUS’ e ‘Democracia e Saúde’, para Nayra Machado os assuntos da Conferência são importante e requerem atenção. “Democracia da saúde é levar saúde para toda a população. A conferência teve o objetivo de informar a população sobre a finalidade do cartão do SUS, e muitas vezes conta com pouca participação da população que fica sem conhecer mais sobre seus direitos”.

Larissa Luane de Carvalho, uma das médicas do Programa Mais Médicos que atendem no município, defendeu ideias sobre as melhores ações para uma saúde pública. Dentre as propostas, está a criação de um núcleo de planejamento na Secretaria de Saúde para nortear o secretário de saúde e outros gestores. “Um local para poder falar e expor as necessidades da população, ações a serem criadas, gastos da saúde pública e sugestões de ações”, disse.

Outras propostas, segundo a médica, foram as de mais agentes comunitários de saúde para cobertura de 100% das áreas de Barro Alto, a universalidade que remete à igualdade e o direito de todos à saúde, novos cursos para profissionais da saúde e população estarem aptos a oferecer os primeiros socorros, além de implantação de equipe local de atendimento voltados à saúde mental e dependência química.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco