EM PIRENÓPOLIS
16 de junho de 2017

Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime inaugura novo centro cirúrgico e de ortopedia

A população de Pirenópolis e dos municípios vizinhos terão melhores condições de atendimento à saúde. O governador Marconi Perillo (PDSB) e o secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, inauguram, na terça-feira (20), às 20h, o centro cirúrgico do Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime, que estava fechado desde 2001.

A unidade passou por reformas e acréscimos de serviços que não existiam, como ortopedia de urgência e emergência, a ainda compra de equipamentos médico-hospitalares e de instrumentos cirúrgicos e adequações físicas e estruturais. Com aditivo de R$ 69 milhões de reais, válido de 1º de outubro de 2016, a 31 de dezembro de 2018, que serão repassados em 22 parcelas fixas, a produção da unidade aumentará de 100 para 240 internações/mês e para 1.900 consultas no Pronto Socorro. Existe ainda projeto em andamento e aprovação para a implantação de 10 leitos de UTI e novos leitos de enfermaria.

O novo centro cirúrgico do hospital é dotado de duas salas cirúrgicas e de equipamentos fundamentais para a realização de cirurgias de médio porte, entre os quais, foco cirúrgico, ventilador mecânico, monitor cardíaco, bomba de infusão e desfibrilador. A diretora de Humanização da unidade, Helga Jaime de Oliveira, antecipa que a nova ala terá capacidade para realizar quatro procedimentos cirúrgicos por dia, incluindo as cirurgias emergenciais e as eletivas, tais como as cirurgias de períneo, hemorroida, fístula, histerectomia (remoção de parte ou da totalidade do útero) e cesariana.

O secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, destaca que a reestruturação e o pleno funcionamento do centro cirúrgico do Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime constitui uma das metas da SES-GO para garantir um atendimento mais ágil e eficaz à população de Pirenópolis e de localidades próximas. A diretora de Humanização da unidade complementa que com a reabertura do novo espaço, a equipe realiza o anseio de oportunizar a efetivação das cirurgias no próprio hospital, sem a necessidade dos pacientes serem encaminhados para outros municípios, como Goiânia e Anápolis.

O Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime é administrado pela organização social Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH). A unidade, que completa 22 anos em setembro, possui 33 leitos e presta um grande serviço à população de Pirenópolis e região, além de atender o grande fluxo de turistas em épocas festivas na cidade.

No hospital são realizadas, em média, quatro mil exames e 900 consultas em várias especialidades médicas, como cardiologia, ginecologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, psiquiatria, neurologia e geriatria. Ainda são feitas 1100 consultas não médicas, como enfermagem, psicologia e nutrição. Cerca de 165 pessoas são internadas mensalmente na unidade.