Goianésia é a 5ª cidade de Goiás com mais casos confirmados de Covid-19
O prefeito de Goianésia, Renato de Castro (MDB) gravou um vídeo no final da tarde de segunda-feira (6) para informar que dos quatro casos confirmados na cidade de Covid-19, em dois os monitorados foram declarados curados.
Um terceiro está sendo monitorado por uma equipe da secretaria de Saúde e está em isolamento domiciliar. E um caso mais grave, um paciente está internado na UTI do Hospital São Carlos. O quadro inspira cuidados.
É uma boa notícia, mas o quadro geral é preocupante. Com esses quatro casos confirmados, Goianésia é a quinta com mais pessoas oficialmente infectadas em Goiás. Está atrás apenas de Goiânia, Anápolis, Rio Verde e Valparaíso. Todas as cidades têm mais de 130 mil habitantes.
No boletim emitido na tarde desta segunda-feira (6), pela secretaria de Saúde, os casos suspeitos saltaram para 33. Dos 44 casos levados a laboratório, 5 foram descartados. Há uma demora muito grande por parte do Laboratório Central em testar os casos, já que a demanda é cada vez maior no Estado.
Nos últimos sete dias, Goianésia apresentou crescimento grande tanto no número de casos confirmados como no de quadros suspeitos. No dia 30 de março (segunda-feira), a cidade tinha um caso confirmado e 15 suspeitos.
De acordo com o secretário de Saúde, Hisham Hamida, Goianésia conta com 10 leitos de UTI na rede privada, com 10 respiradores e três ventiladores. Na rede pública, que não conta com UTI, dispõe de 5 ventiladores pulmonares.
Os leitos de UTI da rede privada, cadastrados pelo SUS, podem ser disponibilizados em caso de necessidade, mas não ficam restritos aos pacientes de Goianésia, já que a regulação é feita por uma central estadual.