Cidades

CONQUISTA: Grupo Otávio Lage é eleito uma das 10 melhores empresas do agronegócio do Brasil

O Grupo Otávio Lage conquistou o selo Great Place to Work (GPTW) na categoria Agronegócio, se tornando uma das 10 melhores empresas agro para se trabalhar no Brasil.

A conquista aponta para uma evolução do grupo, que em 2018 e 2019 foi eleito uma das melhores empresas do Centro-Oeste para se trabalhar, uma vitória consagradora. O reconhecimento nacional é a coroação de seu princípio de gestão, focado em pessoas.

A premiação representa o sucesso na execução de uma série de boas práticas de gestão e a compreensão de que o segredo para o Grupo Otávio Lage dar certo são as pessoas. Um dos lemas praticados é a crença que “pessoas motivadas e felizes transformam ambientes e geram resultados de alto desempenho”.

“Uma prova do espírito colaborativo é que 99% dos colaboradores participaram da pesquisa de forma opcional, contribuindo para a análise do clima organizacional. Isso porque investe em uma gestão de pessoas que valoriza e trabalha todos os aspectos importantes que envolvam a vida dos seus 700 colaboradores, tais como a família, a qualidade de vida, as relações de amizade e os sonhos”, explica Rodrigo Penna, diretor-presidente do Grupo.

DO SONHO DE TANTOS AO REALIZAR DE MUITOS

O slogan “Do sonho de tantos ao realizar de muitos” vai além das palavras, se tornam ações. No total, mais de 100 práticas foram implementadas ao longo dos últimos anos. A empresa também investiu em campanhas de endomarketing para reforço da percepção dos colaboradores sobre as ações existentes.

Alguns exemplos de iniciativas são: o Programa Gestão de Desempenho, Programa de Mentoria, Programa de Desenvolvimento de Líderes, Programa de Coaching e Desenvolvimento de Marca Pessoal, vários cursos oferecidos pela empresa, Bolsa de Estudos em qualquer nível de escolaridade.

“Acreditamos no desenvolvimento contínuo de nossas equipes. Queremos apoiá-los no crescimento pessoal e profissional. Engajá-los para superar os desafios”, reforça a gerente de Desenvolvimento Humano, Railene Santos Rios.

Como atividades de valorização e convivência, o Programa Café com Ideias promove um encontro especial com os líderes e diretoria para um diálogo aberto e transparente. Outras oportunidades de integração são os encontros com aniversariantes e a festa de confraternização de fim de ano com todos os colaboradores e familiares.

LISTA DE BENEFÍCIOS

A lista de benefícios oferecidos inclui plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, transporte gratuito, banco de horas, café da manhã, cesta básica, subsídio em medicamentos para colaboradores e dependentes, Programa na Participação em Resultados, escola para filhos dos colaboradores, clube para lazer, entre outros.

Além disso, oferece benefícios específicos, como programas de qualidade de vida, presentes no nascimento de filhos de colaboradores, homenagens aos aposentados, valorização por “tempo de casa”, reconhecimento aos promovidos e eventos em datas comemorativas.

PRÊMIO É RECONHECIMENTO

O prêmio mostra que as estratégias e práticas de gestão de pessoas são valorizadas e reconhecidas pelos colaboradores, além de estarem alinhadas com a cultura e a estratégia do negócio: escutar, reconhecer, desenvolver, cuidar, apoiar, celebrar, compartilhar com as pessoas, contribuir com a comunidade e com o meio ambiente, fazem parte do dia a dia do Grupo.

A cultura do Grupo é pautada em valores fortes e de histórias inspiradoras, como a do fundador Otávio Lage e seu filho Ricardo Fontoura, que deixaram um legado de simplicidade, trabalho, entusiasmo, honestidade, superação de desafios e de confiança na capacidade das pessoas. Este legado é sustentado pelo diretor Rodrigo Penna, que segue com muita competência os passos dos antecessores através da transparência nas relações e no desenvolvimento contínuo das pessoas.

Rodrigo Penna acredita que “A premiação GPTW é o resultado do cuidado constante com a cultura organizacional, que reforça entre os colaboradores os valores como simplicidade, respeito, transparência, ética, responsabilidade socioambiental, além da inovação, qualidade e paixão pelo que fazemos. É a consequência da forma como as pessoas se sentem no ambiente de trabalho”.

SOBRE O GRUPO OTÁVIO LAGE

Fundado há mais de 70 anos, o Grupo leva o nome do seu fundador Otávio Lage, e atua em várias atividades de negócio nos estados de Goiás e Tocantins, que abrangem os setores de pecuária, produção de genética de gado nelore, produção de borracha natural e produção de sementes e grãos, além dos setores imobiliários e de comunicação através de rádios. O Grupo Otávio Lage é composto por 4 empresas: Vera Cruz Agropecuária, OL Látex, Palmeiras Empreendimentos e Rádio Vera Cruz. E também é acionista majoritário da Jalles Machado, empresa do ramo sucroenergético.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

× Fale Conosco