MAIS UMA IMPORTANTE FERRAMENTA DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
11 de março de 2021

Fábio da Enigma e Salete Carrilho articulam criação de Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Goianésia

Como parte das comemorações alusivas ao dia internacional da mulher – 8 de março -, a Câmara Municipal sob a liderança do presidente Fábio da Enigma e da vice-presidente Salete Carrilho (ambos do MDB) lançou na terça-feira (9), a Procuradoria da Mulher, que é um órgão independente e que terá suporte de toda a estrutura da Câmara. O órgão foi criado através da resolução 03/2021, de 23 de fevereiro e foi aprovada por todos os vereadores.

A principal função da Procuradoria é ser um braço do Legislativo na luta contra a violência que mulheres sofrem em diferentes esferas na sociedade, inclusive no lar. Entre as competências da Procuradoria da Mulher estão receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violências e discriminação contra a mulher; fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal, que visem à promoção da igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias de âmbito municipal.

Também deverá cooperar com organismos nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres; promover pesquisas, seminários, palestras e estudos sobre a violência e discriminação contra a mulher, bem como acerca de seu déficit de representação na política, inclusive para fins de divulgação pública e fornecimento de subsídio às Comissões da Câmara; promover a integração entre o movimento de mulheres e a Câmara Municipal.

A única vereadora da Casa de Leis, Salete Carrilho (MDB) foi nomeada como presidente da Procuradoria. A servidora Ivani Gomes foi nomeada como assessora especial. “É uma conquista muito grande para a nossa comunidade, principalmente para nós, mulheres. É um trabalho que terá muitos frutos”, afirma a vereadora, presidente da Procuradoria.

“A Procuradoria terá estrutura para ser uma importante ferramenta na luta contra a violência contra a mulher, além de servir como suporte para ações de empoderamento feminino. A Câmara quer, além de apoiar, construir efetivamente ações para promover a igualdade e gerar uma sociedade melhor”, afirma o presidente Fábio da Enigma.

A Procuradoria da Mulher funciona no prédio da Câmara Municipal. Maiores informações pelo: (62) 3389-7900.