ATUAÇÃO PARLAMENTAR
22 de junho de 2021

Deputado Helio de Sousa é favorável ao projeto que incentiva motorização elétrica no meio rural

O deputado Helio de Sousa (PSDB) disse que vê com simpatia o projeto de lei 2427/20, de autoria do deputado Marcelo Brum (PSL-RJ), em tramitação na Câmara Federal, que visa instituir a política nacional de incentivo à motorização elétrica no meio rural. “Trata-se de uma proposição interessante, porque atinge várias ações com vistas a um avanço importante para o agronegócio”, frisa.

Para Helio de Sousa, caso esse projeto seja aprovado e acatado pelo governo federal, o meio rural terá oportunidade de desenvolver uma maneira própria de produzir a sua própria energia. “Essa motorização elétrica vai permitir, através da propulsão elétrica de máquinas agrícolas, como tratores, implementos, motocultivadores e motobombas, mudar a realidade do campo, com uma preservação maior do meio ambiente, aproveitando recursos naturais, e dando sustentabilidade para o produtor rural”.

Helio de Sousa entende que, com a motorização elétrica no meio rural, o produtor rural será estimulado a aproveitar o potencial que possa ter da energia solar, que é uma realidade; bem como da energia eólica, que, dependendo da região, é uma fonte importante de captação de energia. “Também da biomassa, principalmente para aqueles que estão na produção, no caso específico do bagaço da cana, em nossas usinas de açúcar e álcool. Além das hidrelétricas”, acrescenta o deputado.

Por fim, Helio de Sousa manifestou a convicção de que, caso seja aprovada e acatada pelo Governo federal, essa lei será um avanço importante para o agronegócio, que considera a mola propulsora do progresso do Brasil. “Então vamos torcer para que esse projeto 2427/20, em tramitação no Congresso Nacional, se transforme em lei e essas conquistas se transformem em realidade para o bem da produção rural, dos produtores e, principalmente, para o bem do Brasil”, conclui.