TEMPO DE FESTA
13 de outubro de 2021

Igreja Assembleia de Deus celebra 70 anos em Goianésia

O dia 10 de outubro foi marcado pela comemoração do 70º aniversário da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Goianésia. A programação aconteceria normalmente no dia 25 de agosto, mas por causa do agravamento da pandemia e dos protocolos sanitários da cidade, a data foi remanejada.

A celebração oficial começou no domingo (10), às 8h com a celebração da Santa Ceia Geral, com a participação de todas as congregações, e onde foi realizada homenagem a todos os pastores que já passaram pela igreja. Foi realizada também a inauguração da revitalização do Templo Matriz, e encerrou com um culto de Ação de Graças no período noturno, na Catedral das Assembleias de Deus.

A festa contou com a participação do presidente estadual das Assembleias de Deus Ministério de Madureira em Goiás, Bispo Dr. Oídes José do Carmo e a Bispa Neusa Cesar Carmo, além de outros membros da Mesa Diretora da convenção estadual e vários pastores presidentes da região.

Sob a liderança do pastor Wanderley do Carmo, a Assembleia de Deus é a maior igreja de Goianésia, com 36 congregações, sendo 22 na cidade e 14 na zona rural. Além disso, conta com uma escola municipal, a Monte Moriá, que é uma das referências de qualidade em Goiás, sendo premiada nacionalmente.

UMA HISTÓRIA DE MUITA LUTA

Mas o que hoje é um colosso de prosperidade teve um início bastante difícil em 1951. Os primeiros passos foram atos de coragem. Um senhor chamado Joaquim Vigário saiu de Minas Gerais para trabalhar nas lavouras de café de Goianésia. No caminho, numa viagem de trem, ouviu a mensagem do Evangelho e se converteu. Quando chegou no povoado, ele estava tão entusiasmado com a “nova vida” e do que Deus tinha feito por ele, que começou a pregar para as pessoas nas lavouras de café, mesmo não tendo muito conhecimento, não tendo nem mesmo Bíblia. Ele reunia as pessoas depois do dia trabalho para contar sobre o que Deus tinha feito na vida dele. Logo muitas pessoas também se converteram e eles passaram a se reunir nas casas e nas fazendas que trabalhavam com mais constância.

Na cidade vizinha, Ceres, havia uma Igreja Assembleia de Deus, e diante das suplicas dos novos convertidos, a Igreja de Ceres, encaminhou um pastor para cuidar dos irmãos. Esse era o Pastor Geraldo Gomes, que vendeu tudo o que tinha e veio para o povoado corajosamente para iniciar os trabalhos. Ele adquiriu um antigo armazém, no dia 25 de agosto de 1951, e ali começou o trabalho. Assim nasceu a Assembleia de Deus em Goianésia.

UMA REFERÊNCIA PARA A COMUNIDADE

A igreja durante esses 70 anos tem contribuído para a solidificação das famílias e restauração de vidas. Inúmeras pessoas foram alcançadas pelas boas novas do Evangelho e tiveram a sua vida transformada. A igreja também é uma grande rede de apoio social à cidade, pelos seus diversos trabalhos, principalmente pelo Serviço Social Betel – presidido pela Pastora Elizama Ramos. Braço filantrópico da igreja, a Betel atua na distribuição de cestas básicas e apoio médico, inserção social e recuperação de pessoas em situação de vulnerabilidade.

A igreja tem forte atuação com os jovens através da Mocidade Herói da Fé. Mais recente teve início o projeto “Disque Paz”, uma rede de apoio via telefone, entre outras ações.

“Os tempos podem ter mudado, as circunstâncias e os desafios também, mas o mesmo Espírito que atuava nos primórdios dos cristãos operava agora na igreja deste lugar. Com isso, a Assembleia de Deus cresceu numérica, patrimonial e institucionalmente, se tornando num forte braço da cristandade nessa região”, destaca o pastor Wanderley do Carmo, presidente da instituição no município.