EM JUSSARA
1 de julho de 2017

Carros apreendidos pela PM se transformam em criadouros do mosquito da dengue

O promotor de Justiça Bernardo Morais Cavalcani está acionando o Estado de Goiás para que sejam adotadas as medidas necessárias para regularizar o depósito de veículos no pátio da Polícia Militar de Jussara, onde, pela falta de manutenção e exposição ao tempo, os carros se tornaram criadouros de transmissores de doenças como dengue, zica e chikungunya.

Foram requeridas liminarmente a manutenção e limpeza do 32° Batalhão da Polícia Militar de Jussara, com a retirada do acúmulo de lixo, entulhos e vegetação alta e outras interferências que possam propiciar epidemias. O MP pediu, em regime de urgência, a correta destinação de todos os veículos apreendidos e depositados no pátio do batalhão e, por fim, a construção, no prazo de seis meses, de um estrutura apropriada para o acondicionamento dos veículos eventualmente apreendidos nas atividades da PM local.

Foco de doenças
Procedimento aberto pelo promotor de Justiça, no ano passado, mostrou que os veículos apreendidos durante os trabalhos da PM estavam sendo depositados no pátio do batalhão a céu aberto, servindo como criadouros de mosquitos e outros transmissores de doença, situação que afetava diretamente a população do Bairro Nortista, podendo causar desdobramentos para todo o município, em razão da facilidade de proliferação do vetor transmissor de doenças.

A partir das informações colhidas, a própria Polícia Militar pediu à Secretaria de Segurança Pública e Justiça a retirada dos veículos, medida que não foi tomada até o momento.

Bernardo Cavalcanti juntou ao processo também um relatório do Núcleo de Controle à Vetores de Jussara informando a gravidade da situação, em razão dos focos encontrados durante visitas pelos agentes de saúde e combate a endemias, e recomendando a adoção de medidas para evitar a existência de criadores do vetor