Cidades

Vara do Trabalho de Goianésia tem novo endereço

Foi inaugurada na manhã de quinta-feira (6), pelo presidente do TRT da 18ª Região, desembargador Breno Medeiros, a nova sede da Vara do Trabalho de Goianésia, que agora passou a funcionar em imóvel próprio, amplo e moderno, especialmente arquitetado para o funcionamento de uma unidade jurisdicional.

A mudança para a sede recém-construída já foi efetivada e a unidade volta ao funcionamento normal das atividades na próxima segunda-feira. O prédio está localizado na avenida Contorno, número 7402, no Setor Universitário, e foi construído em terreno doado pela prefeitura municipal, com recursos descentralizados pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Em cerimônia bastante concorrida, participaram da solenidade de inauguração o vice-presidente e corregedor-regional do TRT18, desembargador Paulo Pimenta; o representante do Ministério Público do Trabalho, procurador Marcello Ribeiro; o procurador-geral do município de Goianésia, Orlando Guilherme Veiga; o presidente da OAB-Seção Goiás, Lúcio Flávio de Paiva, além de outras autoridades locais.

O juiz titular da VT de Goianésia, Quéssio Rabelo, ressaltou o constante e imprescindível empenho da Administração do TRT18 desde a instalação da VT, ocorrida em 2012, que se materializa agora com a entrega da nova sede para a unidade. “Mesmo diante de limitações de recursos humanos e materiais impostos à Justiça do Trabalho nos últimos anos, não nos têm faltado atenção e suporte”, ressaltou. Ele destacou, na ocasião, a competência do diretor-geral Ricardo Lucena na condução dos trabalhos.

As instalações

O prédio possui 1.148 metros quadrados de área construída. De acordo com a Secretaria de Manutenção e Projetos do TRT18, o terreno disponível, de cerca de 2,5 mil metros quadrados, permitiu a elaboração de um projeto arquitetônico prevendo ampliação para abrigar uma segunda Vara futuramente.

A nova VT conta com ampla sala de espera/recepção, uma sala para audiências e uma para conciliação, sala para a OAB, secretaria, diretoria e gabinetes de magistrados, copa, cozinha, sanitários e um estacionamento com 13 vagas privativas para juízes e servidores. A edificação atende aos requisitos técnicos para a acessibilidade de pessoas com deficiências físicas e também às normas de prevenção e combate a incêndios. A obra foi iniciada em dezembro de 2014 e entregue no início deste mês. O investimento na construção totalizou R$ 1.351.342,54.

A Vara do Trabalho de Goianésia possui atualmente 17 servidores e dois magistrados, os juízes Quéssio César Rabelo (titular) e Laiz Alcântara Pereira (auxiliar). A unidade judiciária tem uma movimentação processual anual média de 2,8 mil processos. A ela são jurisdicionados, além de Goianésia, os municípios de Barro Alto, Jaraguá, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Santa Rita do Novo Destino e Vila Propício.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco