Goianésia
27 de agosto de 2017

Jalles Machado se pronuncia sobre captação de água no córrego Pouso Alegre

A Jalles Machado, por meio de sua assessoria de imprensa, emitiu nota oficial sobre um vídeo publicado nas redes sociais pelo ativista Fernando Lobão, em que faz algumas críticas à empresa no tocante ao que ele considera agressão ao meio ambiente.

Por nota, a empresa informa que todas as captações de água para irrigação do canavial possuem outorga e autorização dos órgãos responsáveis, nas esferas municipal, estadual e federal, que também fiscalizam frequentemente a empresa.

“A vazão do Córrego Pouso Alegre está dentro da normalidade. As imagens mostradas no vídeo gravado por Fernando Lobão são do que chamamos de “ladrão” da represa, que só é aberto quando a represa corre o risco de transbordar, portanto o não extravasamento de água no “ladrão” em nada influencia na manutenção do manancial após a represa”, afirma o texto.

“A manutenção da vazão do manancial é garantida pela água que sai pela descarga de fundo da represa, e isso está dentro da normalidade, uma vez que esta descarga é controlada por monge, garantindo assim a vazão de água permanente do Córrego, tanto em período de estiagem como em período chuvoso”, completa a nota.

Equipe da empresa gravou um vídeo para mostrar que o ativista não usou da verdade ao fazer a ilação. “No vídeo que gravamos é possível evidenciar a água saindo pela descarga de fundo através do monge e mantendo a vazão normal do córrego, mostrando assim que o “ladrão” não tem nenhuma contribuição na manutenção da vazão do córrego. As barragens são construídas para armazenar a água da chuva, que será utilizada na irrigação durante o período seco. As barragens também contribuem para manter a umidade do solo e com o ecossistema da região”.

A empresa conclui a nota, afirmando que “Somos uma empresa séria e responsável, temos compromisso com o meio ambiente e respeitamos as pessoas. O Grupo Otávio Lage gera 4.300 empregos diretos. Investimos anualmente mais de 5 milhões em programas sociais. A Jalles Machado investe em tecnologias e práticas sustentáveis para minimizar o impacto de sua atividade econômica. Produzimos açúcar orgânico; realizamos adubação orgânica, controle biológico de pragas, gerenciamento de resíduos; geramos créditos de carbono, 100% da nossa colheita é mecanizada, fazemos rotação de culturas, geramos energia elétrica a partir do bagaço e da palha da cana, produzimos etanol que é um combustível limpo e renovável, possuímos um viveiro de mudas nativas e temos um programa de reflorestamento em que já plantamos mais de 4 milhões de árvores, temos uma reserva natural de mais de 16 mil hectares de Cerrado preservados em Cavalcante-GO”.