SAÚDE
30 de outubro de 2017

Oficina ortopédica itinerante do Crer define cronograma para novembro e dezembro

A oficina ortopédica itinerante terrestre do Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) já tem o cronograma de atendimento para os meses de novembro e dezembro. De 6 a 10 de novembro, o caminhão adaptado vai estar na cidade de São Luís de Montes Belos.

No mês de dezembro, nos dias 4 a 8, será a vez a população de Rio Verde receber os serviços da oficina ortopédica itinerante terrestre. Os atendimentos acontecerão no Centro Especializado de Reabilitação (CER) de cada município. As datas foram definidas durante uma reunião realizada na Superintendência de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais (SUPRASS).

Esta é uma ação do Ministério da Saúde do Programa Viver sem Limites, através da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, e possui a gerência técnica do Crer.

O caminhão da oficina ortopédica itinerante é adaptado para a produção de órteses, próteses, coletes ortopédicos, calçados para pés neuropáticos, confecção de adaptações, ajustes e alguns consertos em dispositivos ortopédicos já utilizados pela população. A oficina itinerante vai proporcionar acesso rápido a esses produtos voltados às pessoas com deficiências e beneficiará uma grande parcela da população, uma vez que o projeto está totalmente voltado às pessoas que não possuem meios de deslocamento e acesso a uma oficina ortopédica fixa como a do Crer, instalada no município de Goiânia. O atendimento é integralmente ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ao todo, dez caminhões foram distribuídos pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil.