Cidades

Prefeitura de Jesúpolis realiza 8ª edição da Pamonhada

Já virou tradição: todo mês de abril a prefeitura de Jesúpolis reúne a população para uma grande pamonhada, que começa às 6h e vai até o meio da tarde. A deste ano, a oitava edição, aconteceu na sexta-feira (13) e repetiu o sucesso dos anos anteriores.

O evento, segundo o prefeito Wygnerley Morais (PHS), é uma confraternização que teve início para celebrar o início da colheita da Lavoura Comunitária, mas que atualmente já se tornou parte do calendário de eventos de Jesúpolis.

“É uma grande festa popular. Todo o milho usado para preparar as pamonhas é colhido na Lavoura. É uma oportunidade de reunir as famílias, bater um papo, descontrair”, observa o prefeito.

De acordo com a 1ª Dama do município e secretária municipal de Assistência Social, Rosimeire Morais, o mais importante é unir tantas pessoas em uma mesma causa. “Aqui todos participam. Todos comem a pamonha, mas também durante o dia todo o que se vê é a solidariedade, cada um quer dar sua contribuição. Tem gente que tira a palha, corta o milho, rala, ajuda no cozimento, na limpeza, enfim, é a união que faz a força”, disse.

O trabalho começa antes. Dezenas de homens vão até a Lavoura Comunitária e colhem centenas de balaios de milho. Outros homens e algumas mulheres prepararam o cenário da “festa”, armando duas tendas na rua, em frente a Secretaria de Saúde.

Uma barraca é feita do lado de dentro, no terreno da secretaria: será a cozinha. Como a Prefeitura não dispõe de todos os equipamentos, muitas pessoas levam aparelhos como raladores de milho, tachos, facões e panelas.

Segundo o prefeito, mais de mil pessoas participaram do evento, que distribuiu mais de 12 mil pamonhas.

Normalmente, a pamonhada marca a entrega da Lavoura Comunitária, que, excepcionalmente este ano não foi plantada, por falta da doação pelo Estado de insumos e sementes. Mas isso não será problema, de acordo com o prefeito. “Temos ainda um bom estoque do ano passado e o arroz será doado às famílias de baixa renda do município”, garante.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco