Pacientes aprovam Terceiro Turno da Saúde nos hospitais estaduais
A primeira semana do programa Terceiro Turno da Saúde, implantado pelo Governo de Goiás no início da semana, dia 23, traz números altamente positivos em atendimentos. Foram 21 cirurgias, 283 consultas e 438 exames nos hospitais Alberto Rassi (HGG) e Crer, de segunda-feira até a noite de quinta-feira, dia 26.
Nos centros cirúrgicos e ambulatórios, pacientes expressaram nesses dias o sentimento de gratidão pelo fim da espera, e a esperança de vida nova após o benefício alcançado.
“Uma brilhante ideia que eu espero que continue por muito tempo. O governo está de parabéns”, disse o paciente Lindomar Dias de Freitas, que passou por cirurgia no quadril no HGG. Conforme destacou o governador José Eliton, no lançamento do 3.º Turno da Saúde, a meta é zerar o déficit por cirurgias eletivas, com a realização de 7,5 mil até o final deste ano.
A partir de segunda-feira (30), os demais hospitais estaduais também serão inseridos no programa. “Esse é um programa de Estado, não é um programa de governo. É um programa permanente, cujo objetivo é zerar esse déficit, e depois organizar o fluxo normal para que não sejam formadas novas filas”, explicou José Eliton.
O investimento global no programa é de R$ 100 milhões. A estimativa é de 11.630 exames especializados/mês, 5.236 consultas/mês e 925 cirurgias/mês em oftalmologia, urologia, neurologia, dermatologia, cirurgia geral, angiologia, entre outras especialidades.
A previsão da Secretaria da Saúde (SES) é de que o Programa 3º Turno tenha duração de oito meses, com planejamento para realizar 142 mil atendimentos até 31 dezembro deste ano. O HGG realizou 18 cirurgias, 179 consultas e 158 exames. Já no primeiro dia de atendimento, realizou dez cirurgias e 80 consultas e exames. O Crer, por sua vez, realizou três cirurgias, 104 consultas e 280 exames nesses dias.
Vicente Barbosa Neto, de 35 anos, e Cristiane de Freitas Borges, de 45 anos, foram dois dos pacientes atendidos no primeiro dia do 3º turno no HGG. Ele aguardava há dois anos e meio por uma cirurgia de ligamento do joelho, e comemorava o fato de ser um dos primeiros convocados no primeiro dia do programa.
“Eles me ligaram na sexta-feira e no sábado mesmo eu já fui internado. Necessito muito dessa cirurgia, assim como muitas pessoas que têm a esperança nesse terceiro turno. Estou muito feliz. Logo que sair daqui vou para Trindade, a pé, pagar promessa, e depois vou jogar bola”, brincou.
Já Cristiane aguardava há quatro anos por uma cirurgia cardíaca. Foi chamada para se consultar com um cardiologista e dar início aos exames pré-operatórios. “Esse programa é muito importante para mim, porque eu já estava há quatro anos na espera. E é importante também para a sociedade, porque vai desafogar essa espera, com um atendimento de excelência”, avaliou.
Lindomar Dias de Freitas passou por cirurgia no quadril, e fez muitos elogios ao programa e ao atendimento que recebeu. Ele aguardava pela cirurgia há dois anos. “Uma brilhante ideia que eu espero que continue. O governo está de parabéns. A minha expectativa foi imensa, tanto que me ligaram e eu vim o mais rápido que pude de Jataí. Fui muito bem recebido aqui o tempo todo. Só tenho que agradecer”, disse.
Ivone de Freitas, esposa de Lindomar, acompanhou o marido durante todo o processo e deu nota mil ao atendimento que ele recebeu. “Eu avalio como nota mil. Esse programa vai beneficiar muitas pessoas. E desde a hora em que entramos aqui o pessoal foi muito atencioso”, disse.
Maria de Fátima Barbosa conseguiu se consultar e afirmou ter gostado muito do programa. “Foi uma ideia muito boa, porque tem muita gente na fila, e esse 3º turno vai resolver bastante essa espera, além de que o atendimento é ótimo”, disse.
“É muito gratificante dar a notícia (do agendamento do procedimento)”, diz Vanessa José da Silva, agente de atendimento do HGG. Ela é umas pessoas que liga para avisar ao paciente que ele foi convocado para a cirurgia. Se o paciente fica feliz com a notícia, Vanessa garante que do outro lado a alegria é bem similar.
“Eles ficam muito satisfeitos, e para nós também é muito gratificante dar essa notícia para eles. Avalio que esse programa veio agilizar o atendimento, facilitar a vida dos usuários. Já estamos tendo um bom resultado, e toda a equipe está muito focada em atender ao máximo os pacientes”, contou.
O geriatra Cristhiano Holanda é gerente de atendimento do Crer e disse que já na primeira semana foi possível perceber que o programa veio otimizar a demanda reprimida da população por atendimentos e cirurgias eletivas. “As filas vem se acumulando de acordo com a demanda da população, que é crescente. Então, agora conseguimos oferecer para a população a solução da sua demanda”, observou.
O diretor técnico do HGG, Durval Pedroso, avaliou como nobre a atitude do Estado de implantar o 3º Turno da Saúde em Goiás. “As pessoas têm ainda mais dignidade no atendimento, porque têm novos horários que se enquadram a elas. O HGG já superou a meta nos primeiros dias, e isso é ótimo sinal”, declarou.