Cidades

OVG inaugura unidade do Meninas de Luz e distribui benefícios em Posse

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) irá inaugurar uma unidade do Programa Meninas de Luz e distribuir benefícios no município de Posse, no nordeste goiano, na quinta-feira (14).

A entrega de benefícios faz parte da programação do Ação Cidadã e será feita a partir das 8h30 da manhã, na praça do Setor Mãe Bela. Já a implantação do Meninas de Luz será às 10 horas, na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, na Rua Rusolino M. de Souza, Centro de Posse. O evento terá a presença da presidente de honra da OVG, Fabrina Müller.

Cerca de 20 gestantes foram selecionadas pela equipe da prefeitura para participar do programa. O Programa Meninas de Luz atende adolescentes e jovens gestantes de até 21 anos. Em todas as cidades em que é implantado, a OVG faz o treinamento prévio dos técnicos designados pela prefeitura e realiza o monitoramento e assessoramento do serviço após sua entrada em funcionamento, além de doar kits de enxovais para bebês. O município também é responsável pelo local onde é realizado o atendimento.

Consolidado na capital, o Meninas de Luz, criado em 1999, está em expansão pelo interior do Estado. Posse é o sétimo município a receber essa ação, que já foi implantada em Alto Paraíso, Orizona, Porangatu, Pirenópolis, Piranhas e Cavalcante. O programa visa assegurar às gestantes os direitos fundamentais e uma perspectiva de inclusão social. Uma equipe multiprofissional trabalha temas relacionados à educação sexual, planejamento familiar, cuidados com o bebê e direitos do cidadão. Após o nascimento, mãe e filho continuam recebendo apoio por um ano.

Ação Cidadã

O Programa Ação Cidadã irá atender a população nos dias 14 e 15 na praça do Setor Mãe Bela, ao lado da Escola Municipal Maria Leite. A OVG vai distribuir kits de enxoval para bebê e fraldas geriátricas tamanho P. Para ter acesso aos benefícios, será preciso apresentar cópia do RG e CPF, comprovante de endereço atualizado e cartão da gestante. Os kits serão distribuídos a partir do quinto mês de gestação.

Uma assistente social da OVG também estará à disposição para levar orientação às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica sobre a importância de procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município para ter acesso a programas sociais. Também são repassadas informações sobre outros benefícios da OVG.

Executado pela Secretaria Cidadã, o Ação Cidadã beneficia os moradores com serviços como corte de cabelo e emissão de documentação civil (RG, CPF, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento), Passaporte do Idoso, Passe Livre do Deficiente, entre outros.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco