Cidades

Custos de produção do pequi é calculado em Damianópolis

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) se reunirão nesta terça-feira (13) com extrativistas de Damianópolis, no Nordeste Goiano, para elaborar os custos de produção do pequi na região. Esta é a primeira vez que o cálculo é realizado nesse município.

Durante o encontro, são levantadas informações sobre todos os valores envolvidos com a produção, incluindo o uso de insumos, mão de obra e demais investimentos para a obtenção do pequi, com o objetivo de definir os parâmetros de preços ao longo do ciclo extrativo do produto.

As informações subsidiarão a elaboração dos preços utilizados pelo governo federal na execução de programas e políticas de apoio ao produtor. Neste caso específico, auxiliará a Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), que garante a subvenção dos produtos extrativos quando eles são vendidos abaixo do preço mínimo estabelecido.

Por meio dessa política, a Conab promove o fortalecimento e o desenvolvimento socioeconômico dos povos e comunidades tradicionais, a permanência do homem na área rural e a garantia de renda, além de conservação, preservação e uso sustentável dos recursos naturais.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco