SANEAMENTO
26 de dezembro de 2018

Saneago implementa 1º Plano de Segurança da Água em Goiás

A Saneago e o Instituto Federal de Goiás apresentaram o 1º Plano de Segurança da Água (PSA), que será implementado no Sistema Bandeirinha, em Formosa, e posteriormente, em todos os sistemas de abastecimento de água no estado de Goiás. “A Saneago está na vanguarda da implantação do PSA. Poucas empresas de saneamento no Brasil vem aplicando a metodologia. Agora é partir para a execução desse projeto”, ressaltou o gerente de Proteção Ambiental e Qualidade do Produto, Carlos Roberto dos Santos, representando a Diretoria de Produção.

O diretor do IFG – Campus Formosa, Murilo de Assis Silva, destacou a importância do plano para garantir a segurança da água oferecida à população, nos processos de captação, tratamento e distribuição. O instituto teve papel fundamental no desenvolvimento da metodologia, que foi coordenada pela prof. Dra. Nolan Ribeiro Bezerra Teixeira.

A técnica industrial da Saneago, Clean Medeiros, foi a responsável pela apresentação do PSA aos convidados. Clean explicou que o Plano de Segurança da Água é uma metodologia desenvolvida e proposta pela Organização Mundial de Saúde e passou a ser recomendada no Brasil pelo Ministério da Saúde, que enfatiza o uso de ferramentas de avaliação e gerenciamento de riscos, desde a captação de água até o consumidor.

Após a apresentação, o gerente Regional da Saneago em Formosa, Gilvan Gomes de Castro entregou os certificados aos profissionais que participaram da elaboração do PSA. Cópias impressas do plano foram entregues aos representantes do IFG, da Vigilância Ambiental e ao gerente do distrito Lindemberg da Silva Magalhães.