SAÚDE E BEM ESTAR
21 de outubro de 2019

Conheça as diferenças entre a gordura localizada e a visceral

Que mulher não se preocupa com suas gordurinhas localizadas? Apesar de comprometerem a estética e serem difíceis de lidar, a gordura localizada ainda não é tão preocupante para a saúde quando a gordura visceral.

Você sabe a principal diferença entre elas?

No artigo de hoje, vamos falar sobre esses dois tipos de gordura, conferindo o motivo pelo qual a gordura visceral é mais perigosa para a saúde.

Pronta para saber mais sobre o assunto? Siga a leitura na íntegra!

As temidas gordurinhas
Sem dúvidas, a gordura localizada é motivo de preocupação para grande parte da população brasileira.

Não é a toa que a lipoaspiração, a cirurgia responsável por retirar as gordurinhas em excesso, é a líder das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil.

Mas o que muita gente não sabe é que a gordura visceral é capaz de trazer muitos problemas para a saúde – o que vai muito além de pura estética.

Infelizmente, esse tipo de gordura não pode ser retirado com a lipoaspiração (como a gordura localizada) e envolve mudanças importantes no estilo de vida – principalmente com relação à atividade diária e alimentação.

Entendendo sobre os dois tipos de gordura
Ambos os tipos de gorduras podem incomodar, mas elas acabam apresentando consequências e causas diferentes, envolvendo tratamentos bastante diversificados.

Desta maneira, conhecer as diferenças entre esses tipos de gordura é primordial para cuidar da saúde!

• Gordura localizada
Conhecida por formar os “pneuzinhos” e os odiados “culotes”, a gordura localizada se encontra logo abaixo da pele, de maneira subcutânea.

Embora esse tipo de gordura possa estar relacionado com problemas de saúde, como o diabetes, ela é muito mais estética do que patológica.

Geralmente o sedentarismo e maus hábitos alimentares são os responsáveis pelo problema, abrindo portas para acúmulo de gorduras e flacidez.

• Gordura visceral
Já a gordura visceral é considerada mais grave, pois acaba envolvendo importantes órgãos, como os da cavidade abdominal.

O grande problema é que quando esse tipo de gordura se acumula nas vísceras, é possível aumentar o risco para problemas como:
• Diabetes;
• Colesterol ruim em níveis mais altos;
• Pressão alta;
• Riscos de infarto e AVC;
• E outras complicações metabólicas.

Ela ocorre em pacientes que são predispostos (por origem genética), que consomem muito álcool ou gorduras, sedentários ou obesos.
Por isso, optar pelo tratamento por meio de acompanhamento médico é crucial para manter a saúde em dia!
Agora deu para entender o porque a gordura visceral deve ser levada bastante a sério, não é mesmo?

Preciso estar com sobrepeso para ter gorduras?
Uma coisa que muita gente não sabe é que até pessoas bem magrinhas podem sofrer com as gorduras – principalmente a visceral.

Isso acontece porque algumas condições de saúde não requerem sobrepeso para acúmulo de gorduras e estão mais envolvidas com o metabolismo.

É o caso da esteatose hepática, também conhecida como gordura no fígado, gerada (em muitos casos) por quem abusa do consumo de álcool.

Quem é mais suscetível às gorduras?
Embora ambos os tipos de gorduras possam acometer tanto homens quanto mulheres, as mulheres tendem a sofrer muito mais com o problema.

Tal predisposição está envolvida com hormônios femininos como o estrogênio e a progesterona.

Como saber se eu sofro com essas gorduras?
A gordura localizada acaba sendo mais visível, tendo seu diagnóstico apenas pelo olhar.

Todavia, para identificar gordura visceral, é necessário recorrer a exames clínicos, como:
• Medida da circunferência abdominal;
• Bioimpedância.

Procurar um endocrinologista é uma ótima opção para começar a resolver o problema – sendo essencial determinar quais são as doenças que podem estar relacionadas com o acúmulo de gorduras.

Como dar fim ao problema?
Em ambos os casos, o tratamento envolve:
• Reeducação alimentar;
• Prática de exercícios físicos.

Deixar o sedentarismo de lado e colocar a camisa “para suar” (em conjunto com uma alimentação mais equilibrada) são as principais formas de evitar o problema.

É claro que se doenças secundárias estiverem envolvidas, o médico poderá propor outros tratamentos, mas a mudança no estilo de vida é inevitável para obter o sucesso.

No caso da gordura localizada, tratamentos locais também podem ajudar, como:
• Lipoaspiração;
• Drenagem linfática;
• Massoterapia.

Mas é importante ter em mente que a lipoaspiração jamais vai resolver a gordura visceral, por isso, mudar de vida é essencial!

Dicas para se livrar da gordura visceral
Como a gordura visceral é tida como a verdadeira vilã da saúde, preparamos dicas incríveis para você se livrar dela!

Vamos conferir?

• Tenha uma alimentação sem alimentos ricos em açúcares ou gorduras;

• Abuse do consumo de frutas que combatem esse tipo de gordura, como: uvas e caquis;

• Fique longe dos refrigerantes, frituras, alimentos industrializados, bolachas e excesso de massas;

• Capriche nos exercícios aeróbicos e nos HIIT, eles são excelentes para queimar gordura;

• Alie alimentos termogênicos em sua dieta, potencializando o metabolismo;

• Se você acha que não possui tempo para ir à academia, reserve 30 minutinhos diários para uma caminhada;

• Tenha boas noites de sono – isso é essencial para regular hormônios e ajudar para o processo de emagrecimento ou metabolismo de gorduras;

• Procure levar uma vida mais leve – o estresse e a ansiedade promovem maior acúmulo de gorduras, sendo altamente debilitantes para a saúde.

Outros aspectos importantes
Seja localizada ou visceral, as gorduras podem tirar o sono de muita gente! E embora muitos pensem que o fator é apenas estético, a gordura visceral pode ser perigosa para a saúde, aumentando as chances para sérios riscos.

Por isso, pensar em estratégias para ficar longe das gordurinhas (sejam elas visíveis ou não) é muito importante! De maneira geral, as mudanças envolvem a adoção de um novo estilo de vida, rico em alimentação saudável e prática de atividades físicas.

Assim, não existe milagre, você vai precisar se mexer se quiser perder as gordurinhas!

Siga as dicas que trouxemos no artigo e aproveite para cuidar da sua saúde, aumentando a longevidade e deixando o corpo ainda mais belo.