Cidades

Goiás cria grupo de trabalho para regularizar produção artesanal de queijos

Em Goiás, centenas de famílias trabalham na produção artesanal de queijos. Em algumas situações, são categorizados, tecnicamente, como clandestinos por não cumprirem às exigências legais de produção aplicadas à indústria. Para auxiliar os produtores desse nicho de mercado, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), decidiu criar um grupo de trabalho voltado ao auxílio na regularização de queijarias artesanais e fomento da comercialização desse tipo de produto.

A proposta é integrar órgãos de defesa sanitária, assistência técnica, apoio operacional, entre outros, a fim de estimular o desenvolvimento do setor, proporcionando um mercado com mais oportunidades e produtos com maior valor agregado. Além disso, a sociedade poderá ter certeza de que está adquirindo um produto dentro das normas de qualidade estipuladas pelos órgãos de controle.

A primeira reunião de alinhamento para início dos trabalhos do grupo foi realizada nesta sexta-feira, dia 6, e reuniu o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o chefe de gabinete, Adélio Prado, o superintendente de Produção Rural Sustentável, Donalvam Maia, o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Dirceu Borges, o assessor técnico do Senar Goiás, Carlos Eduardo Freitas Carvalho, e o produtor rural, João Vicente.

O secretário Antônio Carlos destacou que existe uma busca crescente por produtos diferenciados, e a proposta artesanal se enquadra nisso. “Enquanto secretaria, precisamos oferecer suporte e políticas públicas no sentido de contribuir com a regularização dos produtores, auxiliando-os no desenvolvimento de seu processo produtivo e incentivando a agregação de valor ao produto final”, comentou, ao reafirmar que o foco do Governo do Estado de Goiás é atender aos interesses de todos os goianos.

Plano de ação
Dirceu Borges, do Senar Goiás, se propôs a contribuir no sentido de oferecer cursos de capacitação voltados a produtos artesanais. Futuramente, deve-se iniciar um projeto piloto em Goiás dentro do eixo de agroindustrialização, com regularização da produção e fomento para a comercialização. Para efetivação das tarefas e abrangência de todos os aspectos importantes para a produção e comercialização, o secretário Antônio Carlos se dispôs a convidar outros órgãos e entidades que possam contribuir com a estruturação do plano de trabalho.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco