GOIANÉSIA
30 de dezembro de 2019

Grupo Otávio Lage: 70 anos fazendo história e realizando sonhos

O Grupo Otávio Lage – formado pelas empresas Vera Cruz Agropecuária, OL Látex, Nelore OL, RVC FM e loteamento Parque das Palmeiras – celebrou em 2019 uma marca importante: 70 anos de uma história de sucesso. O slogan escolhido para lembrar a data “Do sonho de tantos ao realizar de muitos” reafirma a importância dos colaboradores na construção das empresas e na realização do sonho de muitas pessoas.

Diversos eventos ao longo do ano marcaram a data. Além das comemorações históricas, o Grupo celebrou também uma conquista atual, sendo eleito pela segunda vez consecutiva, uma das dez melhores empresas para se trabalhar no Centro-Oeste do país. O selo foi conferido pelo Great Place To Work (GPTW), com apoio do Jornal O Popular e da Associação Brasileira de Recursos Humanos.

Ser escolhido como um dos melhores lugares para se trabalhar no país não é uma coincidência. Ter um ambiente harmonioso e criativo faz parte do DNA das empresas do Grupo. É um valor que foi plantado pelo fundador Otávio Lage, regado por seu filho Ricardo Fontoura e hoje, continua a ser cultivado por seu neto Rodrigo Penna e todas as lideranças da empresa.

DESDE A PRIMEIRA SEMENTE A MARCA DO TRABALHO SÉRIO

Toda essa saga teve início em 1949, quando o engenheiro civil Otávio Lage inicia sua atividade econômica na Fazenda Itajá, em Goianésia. Sete anos depois, ele se instala na Fazenda Vera Cruz, onde implanta técnicas modernas para criação de gado e plantio de café.

Em 1968, com o objetivo de absorver e armazenar a produção agrícola da região, são fundados os Armazéns Gerais de Goianésia. Oito anos depois, buscando uma alternativa segura para o abate de seu rebanho, Otávio Lage e um grupo de pecuaristas iniciam a cooperativa Goiás Carne.

Em 1979, entra em atividade a Vera Cruz Agropecuária, empresa que concentraria as atividades agropecuárias do Grupo. Um ano depois, Otávio Lage de Siqueira, com apoio de outros empresários da região e incentivos do Pró-Álcool, funda a Jalles Machado S/A, em Goianésia, que hoje é modelo na produção de etanol, açúcar e energia.

OUTROS NEGÓCIOS

Para contribuir com a comunicação de Goianésia, entra no ar, em 1982, a Rádio Vera Cruz AM, a primeira emissora da cidade.

Para facilitar o crédito aos produtores agroindustriais da região de Goianésia, em 1984, é formada a Coopercred, cooperativa de crédito.

Cinco anos depois, o Grupo Otávio Lage inicia investimento na produção de borracha natural, com o plantio de 220 mil mudas de seringueira no município.

Em 1991, é criada a Planagri Nutrição Animal, que possibilita a diversificação dos negócios da empresa.

Em 1995, é instituída a Fundação Jalles Machado, confirmando a atuação do Grupo para a atuação social, com projetos voltados aos colaboradores e à comunidade local. Um ano depois é inaugurada a Escola Luiz César, projeto educacional que oferece Ensino Fundamental e diversas atividades educacionais, inicialmente, a filhos de funcionários e dos sócios do Grupo Otávio Lage e, depois, à comunidade do Município.

Um ano após, com a fundação da Brasmilho, a Planagri efetiva uma forte aliança com outras empresas do ramo de sementes e nutrição animal.

Em 2002, o Grupo compra 16.374.6502 hectares de reserva legal em Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros.

Em 2003 acontece a ampliação do negócio de produção de borracha natural com o projeto da fazenda Porteiras Seringal, em Barro Alto, iniciando o plantio de 900 mil árvores. No mesmo ano a Rádio Vera Cruz é ampliada, passando a operar também com uma frequência FM, sediada em Barro Alto.

Em 2006, um momento muito triste: o fundador do Grupo, Otávio Lage, aos 81 anos, morre num acidente automobilístico.

Em 2007, entra no ar a Rádio Itajá FM, uma emissora educativa. Nesse mesmo ano tem início o Concurso de Redação “Dr. Otávio, Construtor de Sonhos”, uma homenagem ao fundador do Grupo e grande incentivador da educação. Um ano depois é realizada a compra de 3368,81 hectares de reserva legal em Araguaçu e Sandolândia, no Tocantins.

OS ÚLTIMOS DEZ ANOS

Em 2009, acontece uma reestruturação no grupo, com foco nas atividades definidas. Compra das ações dos sócios e implantação da Governança Coorporativa e do Conselho de Administração Profissional e assinatura do acordo de acionista. No mesmo ano o Grupo amplia os negócios, com a entrada na área imobiliária, por meio do lançamento do loteamento Parque das Palmeiras.

Dois anos depois, tem início o projeto de plantio de 1 milhão de mudas de seringueiras na Fazenda Bandeirantes em Araguaçú-TO. Em 2012, o Grupo amplia os investimentos no setor sucroenergético, com a inauguração da Unidade Otávio Lage e Codora Energia Ltda. Buscando adequar o seu foco em suas atividades principais, o Grupo Otávio Lage vende a Brasmilho para a Limagrain e torna-se seu principal fornecedor de grãos para sementes.

Em 2017, acontece a migração da Rádio Vera Cruz AM para FM. Funcionando desde então nas frequências 90.3 FM e 96.5 FM. Nesse mesmo ano outro momento de tristeza: falecimento do diretor Ricardo Fontoura, filho de Otávio Lage.

Em 2018, reposicionamento da marca Nelore OL no mercado de venda de touros da raça Nelore. Reforçando o compromisso, com a seleção genética de bovinos voltada para a pecuária de ciclo curto. E em 2019, o Grupo Otávio Lage comemora 70 anos de história, com o slogan “Do sonho de tantos ao realizar de muitos”.

E o planejamento para 2020 continua com foco no desenvolvimento das pessoas e, consequentemente, no sucesso dos resultados nas atividades econômicas. Desta forma continuará sonhando e realizando.