TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS
23 de março de 2020

Hospital tem médica com coronavírus na UTI e isola andar para novos pacientes, em Goiânia

COM INFORMAÇÕES DO G1/GO – Uma pediatra está internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração, em Goiânia, desde o diagnóstico positivo de coronavírus, ao voltar de um cruzeiro na Itália. Segundo um médico do hospital, ela respira com ajuda de aparelhos. A médica está internada há mais de uma semana.

Além da médica, quatro pessoas estão em quartos no andar isolado, acompanhados por equipe médica com dedicação exclusiva. Eles apresentaram inflamação generalizada nos dois pulmões após tomografia. “O aspecto radiográfico é muito grave. O paciente não consegue ter alta”, explica o médico.

A unidade hospitalar isolou o primeiro andar com equipe exclusiva para pacientes com exames positivos para coronavírus, o que deve aumentar nos próximos dias, segundo o médico.

O hospital tem realizado os testes de coronavírus em laboratório próprio, conforme explica o médico, que tem resultados prontos em sete dias, em média.

O tratamento aplicado nos pacientes segue o usado no mundo: cloroquina e azitromicina, medicamentos usados em casos de malária. “Como foi lançado nos Estados Unidos e no mundo, esses medicamentos são usados nos pacientes que têm piora clínica e nos que sentem muita falta de ar, usamos como rotina”, esclarece o médico.

Segundo o médico, parte dos pacientes procuraram o hospital diretamente e outros foram encaminhados. A internação depende da evolução clínica de cada paciente, mas tem prazo médio de 7 a 10 dias. Todos os pacientes, segundo o médico, vieram de viagens na Europa.

A proporção de infectados no hospital é a mesma registrada no mundo, segundo o médico. “Temos a média de 60 a 70% de mulheres e de 30 a 40% de homens”, esclarece.