TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS
27 de março de 2020

Caiado garante que quarentena em Goiás vai durar o suficiente para poupar vidas

Quarentena. À primeira vista a expressão parece remeter a um longo período. Mas o dicionário desmistifica: “É o isolamento de certas pessoas que podem acarretar perigo de infecção. O período é relativo e depende do tempo necessário para proteção contra a propagação de uma doença”. E é justamente focado na vida das pessoas que, diante do avanço do novo coronavírus, o Governo de Goiás determinou quarentena inicial de 15 dias, mantendo apenas os serviços essenciais.

Como governador e médico, Ronaldo Caiado explica que quarentena “não se trata nem de 40 dias, nem quatro meses”. O modelo de isolamento social adotado no Estado é o mesmo que vem sendo aplicado pelo mundo inteiro, inclusive na China, que foi o epicentro inicial da doença. Estatísticas sobre a pandemia mostram que quanto mais cedo forem adotadas as medidas de prevenção, menor será o número de pessoas infectadas e mais rápido a rotina do lugar pode voltar ao normal.

Em Goiás, o primeiro caso registrado da Covid-19 foi no dia 12 de março. Mesmo antes disso, o governo estadual já estudava a curva epidemiológica por onde o coronavírus passou, e a reação do poder público para contê-lo. Por isso, em 13 de março, Caiado declarou situação de emergência. Depois, outros decretos determinaram a suspensão de eventos com aglomeração de pessoas, o fechamento gradativo de comércio e a suspensão temporária de aulas das redes de ensino públicas e privadas.

As medidas de isolamento tomadas até então encerram em 4 de abril. Quando esse dia chegar, explica Caiado, algumas atividades poderão voltar a funcionar no Estado, desde que os dados técnicos e científicos sobre a disseminação do coronavírus sejam favoráveis a tal cenário. “Vamos avaliar, por exemplo, a possibilidade de liberar aulas, atividades de mineração, de construção de rodovias ou obras da iniciativa privada em regiões mais distantes das cidades. Vamos mapear tudo isso e fazer gradualmente”, adianta.

O governador planeja deliberar sobre a prorrogação ou fim da quarentena em Goiás avaliando o cenário caso a caso. “Qual região do Estado pode liberar mais? Qual região pode liberar menos? Isso tudo será mapeado [com base na curva epidemiológica]. Nós vamos saber equalizar”, garante.