TODOS CONTRA O CORONAVÍRUS
11 de maio de 2020

Polícia Científica ajuda recuperar respiradores para tratamento da Covid-19

A Polícia Técnico-Científica de Goiás (SPTC), por meio de sua Seção de Engenharia Forense (SENG), está ajudando no conserto de ventiladores pulmonares (respiradores) que estavam inutilizados por conta de defeitos mecânicos, para tratamento da Covid-19 no Estado e no país.

Até o momento, cerca de 20 ventiladores mecânicos reparados já foram entregues à Secretaria da Saúde do Estado. Eles vão ser utilizados para o atendimento de pacientes internados acometidos pelo novo coronavírus.

A ação faz parte do Projeto “Pneuma” – uma iniciativa da UFG, do Senai e do IFG – no qual Peritos Criminais estão atuando de modo efetivo e voluntário na recuperação desses equipamentos, bem como no desenvolvimento de protótipos mecânicos alternativos.

Os peritos criminais da seção de Engenharia Forense da SPTC estão trabalhando no estudo e seleção de válvulas que são componentes de ventiladores pulmonares. “Estamos fazendo a análise de compatibilidade de outras válvulas pra atuar nos respiradores, ou seja, basicamente comparando com peças que existem em equipamentos de outros países”, explica o engenheiro da polícia técnico-científica, Celso Souza.

Esse projeto também visa contribuir com o Ministério da Saúde e tem a expectativa de que 6,5 mil aparelhos sejam entregues até agosto deste ano. Os respiradores mecânicos que estavam em desuso e que foram recuperados são resultado dessa essa parceria do Governo de Goiás e pesquisadores.

Além de recuperar os equipamentos defeituosos, outra frente da ação contempla também a fabricação de respiradores de baixo custo e a confecção de equipamentos de proteção individual (EPIs). Segundo técnicos das entidades responsáveis pelo projeto, a atitude foi tomada ainda no início de abril, pois as fábricas de respiradores no país não estão dando conta das demandas.