NOVOS NOMES DA POLÍTICA
27 de janeiro de 2021

Aparecido Costa: uma das revelações da política de Goianésia em 2020

A atípica campanha eleitoral de 2020 inseriu no mercado político de Goianésia alguns atores que até então não habitavam o palco principal. Que até então atuavam nos bastidores como coadjuvantes.

Um dos casos mais interessantes é o do advogado Aparecido Costa, que de presidente do PTB e colaborador do grupo de Renato de Castro, de repente se viu no meio do turbilhão político. Desta vez como protagonista. Foi convocado de última hora para ser o candidato a vice-prefeito, compondo chapa com Leonardo Menezes. O candidato natural Renato de Castro não teve o aval de seu partido, o MDB, para ser o nome nas urnas, numa articulação digna de novela mexicana.

Como bom soldado, Aparecido Costa não se assustou e foi para o desafio. Vestiu a camisa, arregaçou as mangas e gastou sola de sapato e saliva pedindo votos. Teve um bom desempenho até ter que pedir para sair da chapa por conta de uma interpretação da Justiça Eleitoral de que ele não teria se desincompatibilizado a tempo de uma função jurídica que desempenhava na Câmara Municipal de Goianésia.

Sua esposa, Luana Costa o substituiu na chapa, mas um impedimento jurídico a fez ser substituída por João Pedro Almeida, já nos últimos dias de campanha. Apesar deste desgaste, Aparecido Costa continuou trabalhando intensamente nos bastidores e na linha de frente da campanha. O resultado todos já conhecem. Vitória da chapa, vitória do grupo. Além disso, seu partido conseguiu eleger um vereador: o líder comunitário Wagner Cigano.

Passado o furacão que foi a campanha, o mundo político olha para a frente. Olha para 2022 e 2024. Querendo ou não, Aparecido Costa é um dos personagens da nova política de Goianésia. Da nova safra de homens e mulheres públicos. Da chamada renovação de quadros.

“No momento estou muito focado na carreira de advogado, que está em ritmo frenético”, desconversa Aparecido, que há pouco tempo inaugurou seu novo e mais amplo escritório, em sede própria, na Rua 20, no Centro da cidade. “Mas gosto de ajudar a cidade através do meu grupo político. Estou aqui para somar”, diz.

Apesar de não ter sido o vice-prefeito, Aparecido Costa saiu bem maior do que entrou na campanha. Mostrou forças e desenvoltura. Agora tem um capital político. Algo que pode ser colocado à prova em pleitos futuros, caso ele queira se dedicar à política como protagonista. Caso queira ficar na articulação e nos bastidores, será um aliado com muito mais peso agora. Já teve seu batismo de fogo.

“O que sei é que estou disponível para dar minha contribuição, quando solicitado ao prefeito Leonardo Menezes. Estou disponível para continuar colaborando com o grupo liderado por Renato de Castro, na busca por melhorias para Goianésia. Sou um soldado pronto a lutar onde precisar de mim”, ressalta. “O futuro a Deus pertence. O que me cabe agora é trabalhar duro na minha área e ajudar minha cidade com os dons que Deus me deu”.

Com a recente nomeação de seu líder estadual Lineu Olimpio como diretor-presidente das Centrais de Abastecimento de Goiás S/A (Ceasa), surgiu um convite para Aparecido Costa integrar sua equipe em Goiânia. Lisonjeado com o convite, ele ainda não se decidiu sobre a empreitada.

Aparecido tem uma história de superação na vida. Nasceu em lar pobre. Trabalhou na roça. Fez sacrifícios enormes para estudar. Apanhou demais na vida, antes de começar a vencer. Com talento e muita dedicação, superou gigantes e brilhou como comunicador e agora, como advogado. E na política, foi só ganhando espaço graças à sua lealdade e habilidade de articulação. Agora passou a ser vitrine. E fez uma estreia que culminou em vitória. O futuro é promissor.

E a campanha de 2020 foi, acima de tudo, um teste de coragem para quem participou de forma ativa. E coragem, sabemos, é um dos mais potentes combustíveis dos vencedores.