ATUAÇÃO PARLAMENTAR
4 de agosto de 2023

Comenda Marília Mendonça: Deputado José Machado propõe projeto para homenagear artistas da música sertaneja goiana

Apreciador das músicas que fazem parte da cultura goiana, o deputado estadual José Machado (PSDB) apresentou um projeto de lei que visa instituir uma Comenda para homenagear artistas da música sertaneja goiana, a qual receberá o nome de Marília Mendonça, que foi uma grande artista de Goiás. A matéria foi entregue no plenário da Assembleia Legislativa (Alego), durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 3.

“Precisamos valorizar os artistas da música sertaneja goiana que se destacam em suas carreiras, contribuindo para a cultura, desenvolvimento e identidade musical do nosso estado. E faço questão que a Comenda carregue o nome da Marília Mendonça para honrarmos sua memória pelo ícone que ela foi, por sua história e importância para o setor, não somente em Goiás, mas em nosso país. Ela tinha talento para uma carreira internacional” comentou o deputado, que continua fã das músicas da cantora.

José Machado também defende que a Comenda “Marilia Mendonça” representa uma justa homenagem a essa artista inigualável que, mesmo com sua partida prematura, deixou uma marca indelével na música brasileira e no coração dos brasileiros. Ela personificou a essência da música sertaneja goiana, levando-a a patamares nunca antes alcançados.

Na justificativa, o parlamentar argumenta que a música sertaneja é parte intrínseca da história e da alma do povo goiano, e ao longo dos anos, tem sido responsável por difundir as tradições e os valores locais para além das fronteiras estaduais. Nesse cenário, Marilia Mendonça, a inesquecível “rainha da sofrência”, despontou como uma das principais expoentes desse gênero musical, encantando milhões de fãs com sua voz marcante e suas composições profundas.

A Comenda será concedida anualmente a 32 (trinta e dois) homenageados, preferencialmente por ocasião de eventos específicos que enalteçam a música sertaneja goiana, em uma sessão solene realizada na sede do Poder Legislativo do Estado de Goiás.