E CRIAÇÃO DO DIA DO ORTOPEDISTA
21 de setembro de 2023

José Machado apresenta projeto em benefício das pessoas com fibromialgia

O deputado José Machado (PSDB) apresentou dois projetos de lei durante a sessão ordinária desta terça-feira, 19. Sensibilizado com a condição médica complexa e dolorosa das pessoas com fibromialgia, Machado apresentou matéria que visa equipará-las às pessoas com deficiência (PCD). Pelo texto, ficarão estendidos às pessoas com fibromialgia os direitos de acesso aos programas, benefícios, tratamentos especiais ou demais disposições aplicáveis às demais pessoas com deficiência.

A doença reumatológica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo é caracterizada por dor crônica generalizada, fadiga, distúrbios do sono e uma série de sintomas associados que podem ter um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas que dela sofrem. Muitas vezes, essa condição é invisível aos olhos das outras pessoas, o que pode levar a incompreensões, estigmatização e discriminação. Os sintomas podem limitar significativamente a vida dos portadores em níveis físico, profissional e mental. E, em muitos casos, leva a pessoa à exclusão social, abandono do trabalho e preconceito da sociedade por desconhecimento.

“Precisamos reconhecer que a fibromialgia pode prejudicar a qualidade de vida das pessoas, afetando suas capacidades de realizar tarefas cotidianas, trabalhar, participar de atividades sociais e cuidar de si mesmas. A equiparação das pessoas com fibromialgia às pessoas com deficiência visa promover a inclusão e garantir que os direitos delas sejam respeitados e protegidos”, finalizou José Machado.

Dia do Ortopedista

O segundo projeto de lei apresentado por José Machado propõe instituir o Dia do Médico Ortopedista em Goiás, a ser comemorado no dia 19 de setembro de cada ano, com o objetivo de reconhecer e homenagear os profissionais da área de ortopedia, que desempenham um papel fundamental na saúde e bem-estar da população, por meio do diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e lesões do sistema musculoesquelético.

“Além de destacar o papel essencial dos ortopedistas na área da medicina, a data também proporcionará a oportunidade de conscientizar a população sobre a saúde musculoesquelética e a importância de cuidar dela. Ações educativas poderão ser promovidas visando incentivar práticas saudáveis, prevenir lesões e doenças relacionadas ao sistema musculoesquelético”, finalizou o deputado, que também é médico especialista em ortopedia.