ORGULHO PARA GOIANÉSIA
31 de outubro de 2023

Zeca Salvino recebe Comenda por seu protagonismo nacional no cooperativismo

O empresário José Salvino de Menezes, o Zeca Salvino, recebeu em outubro o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil 2023 e a outorga de “Comendador”, na categoria “Profissional do ano/destaque nacional”. A honraria foi concedida pela Associação Brasileira de Liderança, com base em indicação e votação de entidades nacionais.

Foi concedida uma placa e um diploma, com os dizeres: cidadão que acrescenta à nação, exemplo digno de ser seguido por todas as pessoas de boa-fé, honestas e de caráter voltado em prol de uma sociedade mais igualitária, justa e perfeita.

Zeca tem uma trajetória ímpar no cooperativismo financeiro nacional. Foi um dos fundadores da Confederação Brasileira de Cooperativas de Crédito, sendo seu presidente até 2016. Zeca Salvino foi o responsável pela criação e lançamento da marca Sicoob no Brasil.

Como presidente nacional do Sicoob, Zeca fez a história acontecer. Implantou um moderno sistema operacional para integrar todas as cooperativas Sicoob no país, uma revolução para o setor. Isso tornou o Sicoob no maior sistema financeiro cooperativo do Brasil. Como banco é o quinto maior, com mais de 5 milhões de cooperados e mais de 3 mil pontos de atendimento no território nacional.

O sucesso como presidente do Sicoob deu visibilidade nacional a Zeca Salvino, que foi convidado a ministrar palestras sobre cooperativismo de crédito em diversos países do mundo. Ao todo já esteve em 105 países, a maioria representando o Sicoob em alguma conferência ou a negócios.

No Brasil teve seu trabalho reconhecido. Foi homenageado com título de cidadania e comendas em dezenas de cidades em quase todos os estados brasileiros. E claro, foi homenageado em Goianésia, sua cidade natal, com a Comenda Medalha do Fundador, que leva o nome de seu avô, Laurentino Martins Rodrigues.

Além do Sicoob, Zeca Salvino deixou suas digitais também em outro grande empreendimento financeiro, o Bancoob. Ele foi um dos fundadores do Banco Cooperativo Brasileiro, atuando no cargo de presidente e ocupando uma cadeira no conselho de administração. Zeca foi ainda um dos fundadores da Associação Brasileira das Cooperativas de Crédito.

Na vida pública, foi vice-prefeito e prefeito de Goianésia. Atualmente é secretário-chefe da Casa Civil da Prefeitura de Goianésia, sendo o braço direito de seu filho, Leonardo Menezes, que é o prefeito.