Vereadores propõem campanha educativa sobre bicicletas elétricas e ciclomotores em Goianésia
Sete vereadores de Goianésia apresentaram o Requerimento nº 277/2026 com a proposta de criar uma campanha educativa de trânsito. O público-alvo são condutores de ciclomotores, bicicletas elétricas e equipamentos de mobilidade individual autopropelidos. Assinam o documento Sargento Santos, Ariosvaldo, Gesmar José da Silva, Maurício André Gomes, Ralson Coelho, Salete Carrilho e Stella Rodrigues.
O objetivo da ação é conscientizar sobre as regras da Resolução nº 996/2023, do Contran, que passou a valer em 1º de janeiro de 2026. A norma define critérios de circulação, equipamentos obrigatórios e limites de velocidade para esses veículos. Segundo os parlamentares, muitos condutores ainda têm dúvidas sobre o que pode e o que não pode no trânsito, o que gera insegurança para todos.
Levantamentos locais apontam aumento de ocorrências envolvendo bicicletas elétricas e ciclomotores no último ano. O grupo é formado, em grande parte, por jovens e trabalhadores de aplicativos de entrega. Para os vereadores, a informação é o primeiro passo para reduzir riscos. “A ideia é orientar para evitar acidentes e também multas por desconhecimento da lei”, explicou o vereador Sargento Santos.
