15 de maio de 2022

Como encarar as perdas do dia a dia

A dor é suportável ou não, mas é necessário encará-la e obviamente ninguém deseja sofrer, mas necessitamos aprender a lidar com esta dor e ao final você sairá ganhando experiência e evolução pessoal. De fato, não é agradável certas perdas que a vida nos presenteia: derrotas, sorrisos, lágrimas, decepções e devemos ter consciência que o sofrimento não é eterno, um dia tudo acaba e partiremos para outra que irá somar e nos deixar fortes. Como diz uma certa frase: “A vida é como um viaduto, um dia estamos por baixo e em outro por cima” e obviamente não ficamos muito tempo no mesmo lugar.

Estamos em uma busca desenfreada pela perfeição, ser o melhor de todos tanto na vida pessoal quanto na vida profissional e assim as decepções aparecem. Com a tecnologia crescendo de forma desenfreada, estamos sempre querendo aparecer melhores, bom emprego e sucesso, então nosso ego inflado não pensamos nas perdas que podem ocorrer e quando ocorrem ficamos perdidos meio a uma turbulência psicológica causando depressões e tristezas.

As dificuldades em lidar com perdas ocorrem porque o ego tenta alcançar seu ideal no dia a dia que na sociedade capitalista nos impõe como um sujeito que deve estar feliz a todo momento e que não pode cair diante uma dificuldade que por ventura possa aparecer. Perdas não resolvidas, as dores ignoradas e não choradas, ao amargar dos prejuízos emocionais infligidos por outros ou causados por escolha própria.

A fé é necessária para enfrentarmos dificuldades e nos manter sempre ligados ao lado bom que a vida nos proporciona, uma leitura edificante nos coloca em ponto de reflexão.

Notadamente há famílias totalmente desestruturadas onde não há respeito, amor e compreensão, muito menos uma conversa entre pais e filhos. As famílias estão perdendo espaço para as drogas, que hoje é um refúgio para aqueles filhos que não tiveram a presença real dos pais, pois estes estão muito ocupados com a sua soberba e poder. Sim, os pais têm 100% de responsabilidade na criação dos filhos e na transformação de homens de bem. Assim criando seres humanos capazes de lidar com as perdas do dia a dia.

Vivemos momentos de competividade enorme, tanto pessoal quanto profissional e somos cobrados a cada instante, sendo assim 17 milhões de pessoas deprimidas no Brasil, nas décadas de 80 e 90 julgaram o aumento de 120% o número de suicídio nos Estados Unidos, estimando também que 15% das pessoas deprimidas cometerão suicídio.

É necessário que a sociedade e também os pais passem para as novas gerações como lidar com as perdas do dia a dia, fazendo assim novos seres humanos responsáveis.