CULTURA DE GOIÁS
25 de junho de 2018

Coro Goiano é aplaudido de pé na Suíça

O Coro Sinfônico Jovem de Goiás foi a principal atração do final de semana na Festa da Música em Vevey, cidade suíça próxima a Genebra. O grupo se apresentou na praça principal da cidade na abertura do evento, na sexta-feira (22), à noite. Grande público se fez presente, inclusive brasileiros residentes na região, que aplaudiram o Coro de pé no final da apresentação. O evento reuniu música e gastronomia de vários países.

Sob regência do maestro Weber Assis, o grupo de 47 cantores, pianista e percussionista interpretou canções brasileiras de compositores como Villa-Lobos, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, entre outros. O público se emocionou especialmente com músicas como: Chega de Saudade, Aquarela do Brasil, Garota de Ipanema, Melodia Sentimental, entre outras.

A apresentação em Vevey foi um dos concertos do Coro Sinfônico Jovem de Goiás na turnê que o grupo realizou em território suíço e que se encerrou no final de semana. No meio da semana o grupo cantou também na sede da ONU, durante evento promovido pela Embaixada do Brasil junto às Nações Unidas. Além de representantes de várias partes do mundo, o evento contou com o diretor geral do office da ONU em Genebra, Michael Moeller, e com a embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, representante permanente alterna do Brasil junto às Nações Unidas.

Coro se apresentando na ONU Genebra.

Ambos receberam livros sobre as potencialidades do estado de Goiás nos diversos segmentos. Em seu discurso a embaixadora destacou a presença do Coro no evento e a turnê do grupo pela Suíça, promovendo a cultura brasileira.

Para o maestro Eliseu Ferreira, chefe da turnê e diretor da Rede de Orquestras de Goiás, foi um momento histórico para Goiás. “Tivemos a oportunidade de mostrar o talento dos jovens músicos goianos e divulgar as potencialidades do Estado em ambientes como o Consulado do Brasil e Organização das Nações Unidas”.

Diretor da ONU e Embaixadora do Brasil junto à ONU recebem livros sobre o Estado de Goiás das mãos do relações públicas da turnê, Adriano Paula, e chefe da turnê, o maestro Eliseu Ferreira.

Segundo Eliseu Ferreira, tanto europeus quanto brasileiros residentes na Europa se mostram impressionados quando tomam conhecimento do trabalho feito pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Desenvolvimento (SED), no Itego em Artes Basileu França. “Acima de tudo, divulgamos um projeto educacional de grande sucesso em Goiás”, diz o maestro. O Basileu França atende mais de cinco mil alunos com aulas gratuitas nas áreas de música, dança, teatro, artes visuais e circo, tendo formado diversos artistas nessas áreas que hoje estão atuando profissionalmente em várias partes do mundo.

A turnê do Coro Sinfônico Jovem de Goiás pela Suíça foi realizada a convite da Associação Raízes e do Ministério das Relações Exteriores, com apoio do Governo de Goiás. O Coro é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento (SED), por meio do Itego em Artes Basileu França.