DOIS LANCHES POR TURNO
3 de outubro de 2018

Investimento na merenda escolar melhora a qualidade do ensino em Santa Isabel

A prefeitura de Santa Isabel prova que os bons investimentos no ensino público municipal tem rendido bons resultados. Após incluir na dieta dos alunos duas refeições, em complementação ao lanche tradicional do horário do intervalo das escolas, o município obteve boa nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ultrapassando a média estadual e nacional.

O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica, calculado a cada dois anos com base no rendimento escolar e desempenho dos alunos.

Funciona assim: quem estuda cedo recebe uma refeição, ao chegar à escola, antes do início das aulas. O outro lanche é servido no intervalo. Quem estuda à tarde, também recebe dois lanches, um deles sendo uma fruta, mais adequado ao horário.

INVESTIMENTO DA NUTRIÇÃO

Ana Izabel Tavares Peixoto, nutricionista do município, e responsável técnica pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), tem a função de fiscalizar, coordenar, elaborar cardápio, montar projetos de alimentação e introdução alimentar na vida e cotidiano das crianças, conta como a alimentação balanceada influenciou positivamente no rendimento dos alunos.
“Antes não havia o entendimento correto sobre a importância da merenda escolar na educação. Algumas crianças da zona rural acordam quatro ou cinco da manhã para se deslocar até a escola. Com isso, muitas chegavam à escola com fome, sem tomar um bom café da manhã, e esperando até o intervalo para se alimentar. Vimos a necessidade de oferecermos mais um lanche”, lembra a nutricionista.

COMBATE À FOME AJUDA NO APRENDIZADO

A situação também era ruim para as crianças que após o lanche, faziam aula de reforço ao fim da aula da manhã, e só chegavam por volta das 15 horas em casa para almoçar. “Pensamos em um lanche que fosse bem elaborado. Passamos a oferecer o café da manhã para os alunos do ensino fundamental, no momento em que eles chegavam à escola, e no horário do intervalo eles também tinham o lanche tradicional”, explica a prefeita Cássia Dourado (PSDB).

Para os alunos do ensino infantil que estudam à tarde, e geralmente almoçam em casa antes de irem para as aulas, passou a serem oferecidas frutas antes das aulas, e no intervalo das 15 horas também recebem outro lanche. Para outros, as frutas são oferecidas no fim da aula.

Ainda segundo a nutricionista, pelo menos 30% do repasse do dinheiro para merenda escolar do PNAE deve ser gasto com a agricultura familiar. Em Santa Isabel, essa meta chega a 100%. O objetivo é valorizar os produtores e oferecer uma alimentação familiar. “Nossa prioridade é a compra de produtos da agricultura familiar. Oferecemos merenda saudável, com a nutrição balanceada, e diversidade de frutas. Esse é o diferencial de Santa Isabel para os alunos”, conta.

MELHORIAS DAS NOTAS E RENDIMENTO ESCOLAR

É consenso que se alimentar de forma saudável é fundamental para o desenvolvimento integral de todos os indivíduos, e faz parte da aprendizagem escolar. A nutricionista comemora os resultados. “A merenda balanceada mudou a forma como os alunos aprendem e se interessam pelas aulas. Notamos que antes eles não tinham boa nota, e não prestavam atenção nas aulas. Hoje, prestam atenção e tiram ótimas notas, como pode ser comprovado pelo Ideb, ficando acima da média do estado e do país”, conta a prefeita.

“A merenda escolar oferecida pelas escolas municipais de Santa Isabel é nutricionalmente adequada, coletiva, em horário propício, assegurando uma melhor disposição dos alunos aos desafios do dia a dia, pois, alunos bem alimentados apresentam maior aproveitamento e rendimento escolar, reduzindo os níveis de absenteísmo, repetência e evasão escolar. Além disso, contribui para o equilíbrio necessário para seu crescimento, desenvolvimento e manutenção das defesas imunológicas adequadas”, destaca a secretária municipal de Educação e Cultura, Alinne Bárbara.