Cultura

Acompanhado de 15 embaixadores, governador Caiado destaca crescimento das Cavalhadas de Pirenópolis

“Vocês podem saber que no ano que vem essa festa será ainda mais bonita. Nos próximos três anos essa cidade verá apoio total e transparência do gasto público”, afirmou o governador Ronaldo Caiado ao participar das Cavalhadas de Pirenópolis, no domingo (9). O governador chegou à cidade, visitou amigos de longa data e desceu a pé para o Cavalhódromo para acompanhar a luta entre mouros e cristãos.

Muito tradicional em Pirenópolis, as Cavalhadas movimentam a rotina dos moradores e atrai turistas, que acompanham de perto todo o enredo da disputa medieval. Para o secretário de Cultura, Edival Lourenço, é fundamental que o Governo de Goiás preserve cada vez mais não só a tradição de Pirenópolis, mas de todo o Estado.

“A nossa cultura remonta à Idade Média, veio para cá, ganhou ares locais, ganhou singularidade e hoje representa as raízes de nossa cultura. Então, a preservação dessa cultura é que será a base de todas as outras manifestações culturais. É necessário preservá-las para que novas culturas nasçam a partir dessas culturas existentes”, destacou Edival Lourenço.

Ao lado de 15 embaixadores, entre eles da Holanda, Bélgica, Suíça, Grécia e Rússia, Ronaldo Caiado foi homenageado por estudantes do Colégio Militar do Estado de Goiás. Além disso, o governador foi presenteado pelo embaixador de Azerbaijão e também entregou nas mãos de todos os representantes internacionais artesanatos e doces de Pirenópolis.

Emocionado com a grandeza desta edição das Cavalhadas, o prefeito João Batista Cabral agradeceu o apoio de Caiado. “O Divino Espírito Santo tem nos inspirado a cada dia, dando força para cada pirenopolino para que essa tradição não caia. Estamos muito felizes pelo resultado que temos alcançado e mais felizes ainda pelo apoio do nosso governador, que não mediu esforços para que esse momento viesse acontecer”, pontuou.

Das mãos do prefeito, Caiado recebeu outro presente: uma camiseta com a estampa do Divino Espírito Santo e uma chave que representa simbolicamente a chave de Pirenópolis. Enquanto isso, no campo houve um momento inusitado. Um cavaleiro entrou no espaço de batalhas carregando uma bandeira da época de campanha do governador.

“Quero agradecer, dizer da maneira carinhosa como sempre sou recebido. Chego a pé, entro no campo, mas quero deixar claro também que meu interesse é cada vez trabalhar mais por Pirenópolis, ampliar o apoio a todos os turistas, como a todos os cidadãos e darmos qualidade de vida às pessoas que aqui moram”, reforçou Ronaldo Caiado.

Turismo
Tanto Pirenópolis quanto os municípios vizinhos, como Corumbá, recebem milhares de turistas nessa época do ano para assistir as Cavalhadas. Segundo o prefeito, todas as pousadas da cidade estão lotadas. “Essa festa não fomenta só Pirenópolis. Devido à grandiosidade dela também fomenta as cidades circunvizinhas. Movimenta muito a economia, que fomenta nossos restaurantes, nossas pousadas, movimenta Pirenópolis em um patamar imensurável”, disse.

Conforme Edival Lourenço, sem a cultura, não haveria promoção de empregos e rendas nos municípios do interior. “São todas coisas integradas. Um povo que não tem cultura acaba perdendo seus valores e sua capacidade civilizacional, e o processo econômico nasce do processo da civilização. Se você não tiver cultura para azeitar e tocar tudo isso, acaba que o processo econômico vai se deteriorando.”

Também participaram do evento o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, os secretários Anderson Máximo (Casa Civil), Adriano da Rocha Lima (Desenvolvimento e Inovação) e Cristiane Schmidt (Economia).

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco