Cultura

Médico Zacharias Calil reencontra gêmeas siamesas de Goianésia após 17 anos da operação que salvou a vida das garotas

Emoção. Essa palavra define o momento que todos os mais de 300 participantes da 38ª Jornada Médica viveram na noite de sexta-feira (20), quando o presidente da Associação Médica de Goianésia (AMG), José Machado promoveu o reencontro, 17 anos depois, do renomado médico – e deputado federal – Zacharias Calil com as gêmeas Rafaela e Raniela.

Elas nasceram ligadas pela barriga e foram separadas pelo médico, em seu primeiro caso de cirurgia de gêmeos siameses com sucesso. O caso ganhou repercussão nacional e ajudou a projetar em todo o mundo a fama do médico.

O médico que fez o parto das garotas em Goianésia, Osmar Rosa, também foi chamado ao palco, para relembrar o momento histórico.

Zacharias Calil ficou emocionado com o reencontro. “É uma grata surpresa. Eu perdi o contato da família. Tentei por várias vezes saber notícias delas, sem sucesso. A última informação que objetive foi que estariam morando no Maranhão”, conta o médico. “É motivo de comemoração saber que estão bem e vieram aqui me homenagear”.

As garotas, um pouco tímidas, também demonstraram muita emoção ao estarem frente a frente com o homem que salvou suas vidas. “Somos muito gratas a ele por ter mudado nossa vida”, disse Rafaela. “O sentimento é de gratidão por tudo”, completa Raniela.

As suas cursam o terceiro ano do ensino médio no Colégio Estadual Jalles Machado e trabalham na Hering. Rafaela pretende cursar Engenharia Civil e Raniela disse que vai fazer Direito. Duas vidas que hoje são vividas em sua plenitude, com ocupações e sonhos futuros, graças ao milagre da medicina.

Anderson Alcantara

Jornalista e Escritor

Deixe um comentário

× Fale Conosco