ENCONTRO FOI PROMOVIDO PELO PRESIDENTE DA AMG, JOSÉ MACHADO, DURANTE 38ª JORNADA MÉDICA DE GOIANÉSIA
21 de setembro de 2019

Médico Zacharias Calil reencontra gêmeas siamesas de Goianésia após 17 anos da operação que salvou a vida das garotas

Emoção. Essa palavra define o momento que todos os mais de 300 participantes da 38ª Jornada Médica viveram na noite de sexta-feira (20), quando o presidente da Associação Médica de Goianésia (AMG), José Machado promoveu o reencontro, 17 anos depois, do renomado médico – e deputado federal – Zacharias Calil com as gêmeas Rafaela e Raniela.

Elas nasceram ligadas pela barriga e foram separadas pelo médico, em seu primeiro caso de cirurgia de gêmeos siameses com sucesso. O caso ganhou repercussão nacional e ajudou a projetar em todo o mundo a fama do médico.

O médico que fez o parto das garotas em Goianésia, Osmar Rosa, também foi chamado ao palco, para relembrar o momento histórico.

Zacharias Calil ficou emocionado com o reencontro. “É uma grata surpresa. Eu perdi o contato da família. Tentei por várias vezes saber notícias delas, sem sucesso. A última informação que objetive foi que estariam morando no Maranhão”, conta o médico. “É motivo de comemoração saber que estão bem e vieram aqui me homenagear”.

As garotas, um pouco tímidas, também demonstraram muita emoção ao estarem frente a frente com o homem que salvou suas vidas. “Somos muito gratas a ele por ter mudado nossa vida”, disse Rafaela. “O sentimento é de gratidão por tudo”, completa Raniela.

As suas cursam o terceiro ano do ensino médio no Colégio Estadual Jalles Machado e trabalham na Hering. Rafaela pretende cursar Engenharia Civil e Raniela disse que vai fazer Direito. Duas vidas que hoje são vividas em sua plenitude, com ocupações e sonhos futuros, graças ao milagre da medicina.