TRILHA QUE INTERLIGA OITO CIDADES
7 de janeiro de 2020

Caminho de Cora já recebe os primeiros peregrinos de 2020

Nada melhor do que começar o Ano Novo renovando as energias em meio à natureza. E foi explorando as belezas do Cerrado que uma turma de peregrinos, composta por 16 atletas, inicia o 2020 com uma viagem pelo Caminho de Cora Coralina. A trilha de longo curso liga oito cidades históricas, oito povoados e três unidades de conservação ambiental do estado de Goiás. Os peregrinos saíram de Corumbá, no dia 28 de dezembro, e já passaram por Pirenópolis, Cocalzinho, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari e Itaberaí. Eles devem chegar ao final do percurso de 300 km, na cidade de Goiás, nesta quarta-feira, dia 8.

Os atletas são de vários estados brasileiros, como São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Espírito Santo e Bahia, além do Distrito Federal. A turma é experiente nesse tipo de aventura e já esteve até mesmo no Caminho de Santiago de Compostela, na Europa. As belezas do Cerrado, a Cultura, a Gastronomia, a História e a receptividade dos goianos encantam os turistas. A analista de sistemas aposentada, Marly Cascão, é quem organizou a expedição. A moradora de Brasília viaja sempre por Goiás e, desta vez, resolveu fazer o Caminho e chamou os amigos. “É um caminho maravilhoso. Com certeza ainda vai bombar”, afirmou.

O diretor da Associação Caminho de Cora Coralina, José Roberto de Souza, garante que os moradores fazem questão de receber bem os peregrinos.“É uma turma muito alto astral e está adorando os nossos atrativos. Já até andaram na chuva cantando a música do Chico Mineiro”, comemorou. José Roberto disse que é sempre bom receber atletas experientes porque eles opinam e fazem sugestões. “Isso é muito importante para que possamos melhorar o Caminho para os turistas”.

Os peregrinos recebem o Passaporte do Turista do Caminho de Cora Coralina, que é carimbado em cada ponto de apoio nas cidades. Ao final do percurso é entregue um certificado, comprovando que eles conseguiram cumprir a aventura de 300 km de trilhas.

O Percurso
Além das cidades históricas, também fazem parte do roteiro os parques estaduais da Serra dos Pirineus, da Serra de Jaraguá e da Serra Dourada, os povoados de Caxambu, Radiolândia, Vila Aparecida, Alvelândia, Palestina, São Benedito, Calcilândia e Ferreiro. Ao longo do trecho há locais para caminhadas em trilhas, cavalgadas, cicloturismo, arvorismo, rapel, escalada, tirolesa e boia-cross, em meio à paisagem única do Cerrado, com serras, nascentes, cachoeiras, quedas d’água e corredeiras, além dos rios e córregos. O passeio oferece vivências na natureza, incentiva a melhoria da infraestrutura e a sinalização das unidades de conservação, promovendo o turismo aliado à preservação do meio ambiente.